logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alterações no PROFIN foram aprovadas com emendas

Antes do encerramento dos trabalhos da atual legislatura na Assembleia Legislativa de Sergipe, os deputados estaduais aprovaram, o projeto do Executivo que altera o programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (PROFIN), revogando a Lei nº 4.322/2000. A proposta passou com duas emendas modificativas de autoria do líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT), e da deputada Ana Lula (PT).

Ao fazer a defesa da alteração, o Poder Executivo lembrou que a Gestão Democrática do ensino público é mais que uma necessidade, mas um direito conquistado, estabelecido na Constituição Federal como princípio basilar da educação nacional. “Ela (Gestão Democrática) é reconhecida hoje, como um dos elementos determinantes do desempenho de uma escola.

Pontuou ainda que o PROFIN foi criado em 2000 com o objetivo de dotar as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de autonomia financeira, direcionada para a manutenção dos serviços administrativos e pedagógicos, conservação das instalações físicas e investimentos necessários ao bom desenvolvimento do ensino.

Para justificar as alterações recentes, o Governo reiterou no projeto que é necessário adequá-lo à nova realidade educacional e de execução dos recursos financeiros direcionados às unidades de ensino, observando-se, entre outros aspectos, a incorporação ao processo de descentralização de recursos para a atualização das fontes de recurso que suportam o programa;

As mudanças propostas também visa observar a extinção das faixas de valor para definir o montante anual de repasses; a possibilidade de reprogramação do saldo financeiro existente; a desburocratização da prestação de contas; e a autorização de ajustes no cronograma financeiro, adequando-o ao fluxo de caixa da SEED, sem afetar o planejamento anual das Unidades Escolares.

 

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo