Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Com o retorno das sessões presenciais de forma gradual na Assembleia Legislativa de Sergipe (a partir do próximo dia 11 de agosto), o presidente da Casa, deputado Luciano Bispo (MDB), vem tomando precauções quanto à proteção dos deputados, servidores e público externo (quando da necessidade de entregar alguma documentação).
Entre os cuidados, está a instalação de uma câmera termográfica e termômetros digitais, visando medir a temperatura das pessoas, já que a febre é um dos sintomas da Covid-19.
A câmera termográfica foi doada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, através da deputada Goretti Reis (PSD), secretária executiva da UNALE. “A medição de temperatura na entrada da Alese é uma medida preventiva para evitar o contágio da Covid-19”, afirma Goretti.
O presidente Luciano Bispo, afirmou que a Assembleia só tem a agradecer pela contribuição da UNALE quanto às ações de combate ao novo coronavírus, pois a câmera termográfica irá fazer a detecção instantânea de pessoas com febre na entrada, cumprindo a funcionalidade de proteger tanto o público, quanto os deputados e servidores da Alese.
“Agradeço à UNALE e à colega Goretti Reis por sempre lembrar de trazer benefícios para a Assembleia Legislativa de Sergipe. O equipamento será muito importante porque a febre é um dos sintomas de alerta para a Covid-19”, destaca.
Termômetros
A Assembleia também adquiriu termômetros digitais infravermelhos, visando aferir a temperatura através da radiação, com resultados imediatos.
Esses aparelhos semelhantes a um controle remoto ou a uma pistola de plástico são utilizados para medir a temperatura à distância, pelo ouvido ou pela testa.
Além desses cuidados, também foram instalados dispensers com álcool em gel e durante as sessões, não será permitida a participação do público externo ou de assessores parlamentares, no plenário. Também foi feita a desinfecção do prédio.
Medidas
O infectologista Dr. Marco Aurélio de Oliveira Góes, ressaltou que no momento de retomada dos trabalhos presenciais, a adoção de medidas que ajudem a identificar casos suspeitos da Covid-19, o mais cedo possível é fundamental para garantir o isolamento.
“A utilização da câmera termográfica e dos termomêtros digitais traz uma maior sensibilidade em estar detectando as pessoas com aumento de temperatura e encaminhá-las para o atendimento médico, para a coleta de material e não permitr que estejam no mesmo ambiente com outras pessoas”, entende.
Dr. Marco Aurélio acrescentou ser fundamental ainda que se tenha material suficiente para a higienização das mãos, a exemplo do álcool em gel.
“Os profissionais, funcionários e as pessoas que circulam pela Assembleia Legislativa, estejam utilizando máscaras o tempo todo e de forma adequada, mas a câmera realmente traz o aumento da sensibilidade e a facilidade do que os termômetros comuns porque não precisa de tanta proximidade entre as pessoas para fazer o adequado uso”, enfatiza.
Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as sessões da Alese acontecem de forma remota (desde o dia 8 de abril de 2020), mas a partir de 11 de agosto, serão mistas (remotas e presenciais).
Foto: Júnior Ventura