Política de Estado: Alese apoia iniciativas do Programa ‘Sergipe 2050’

Integrante do Comitê Gestor, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) apoia a implementação do Programa ‘Sergipe 2050’. O programa é uma estratégia de desenvolvimento pactuada entre o Governo do Estado, a iniciativa privada e terceiro setor, com vistas a construir cenários, diretrizes e ações para o desenvolvimento socioeconômico de Sergipe pelos próximos 26 anos.

O Comitê Gestor da Iniciativa Sergipe 2050 é fruto de um trabalho integrado e participativo entre os poderes público e privado e que tem como principal diretriz a melhoraria da qualidade da vida dos sergipanos. Para implementar o ‘Sergipe 2050’, o Governo do Estado vem mobilizando atores-chave para a reflexão, além de promover iniciativas como cursos, palestras e outros eventos com vistas ao intercâmbio de experiências e conhecimentos.

Neste mês de julho, a Agência Sergipe de Desenvolvimento e a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação apresentaram ao presidente da Alese detalhes da iniciativa e reiteraram o convite para o Poder Legislativo contribuir com o fortalecimento do projeto.

O presidente do Poder Legislativo abraçou a proposta do Programa e ressalta que o ‘Sergipe 2050′ se apresenta como uma política de Estado e não apenas de governo, pois transcende mandatos e cujo legado beneficiará as gerações de hoje e do amanhã. “A essência desse projeto é ouvir todos e todas para que possamos ter um rumo certo. Sergipe já vem trilhando esse rumo com o governador Fábio Mitidieri (PSD), e não apenas em 2050. A cada ano renovaremos essas propostas do Programa, com acompanhamento técnico, para que não fiquem só no campo do imaginário, do falar. Esse projeto é importantíssimo para Sergipe. Eu realmente espero que toda a sociedade e toda a população se engajem nesse programa para que tenhamos um Sergipe muito melhor ao longo desses anos’, declarou Jeferson Andrade (PSD).

“Esse não é um projeto de Governo, mas uma política de Estado, pois transcende ideologias e mandatos. É realmente uma iniciativa que vem para fazer com que Sergipe acione as alavancas do desenvolvimento econômico, supere os obstáculos e, principalmente, que a gente tenha um norte, pois quando não se tem um rumo, qualquer destino serve”, enfatizou o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, enfatizando ainda que  o ‘Sergipe 2050’ será uma bússola para que as políticas públicas não se percam e para que, cada vez mais, cada real público seja investido onde mais dá retorno. “Então, vamos avançar que está nascendo um grande momento para Sergipe, para as próximas gerações de filhos e netos, que desfrutarão do trabalho que estaremos realizando já a partir de hoje”, finalizou Milton Andrade.

Seminário

Com o tema ‘Sementes de Futuro para Construção de Cenários Prospectivos‘, Governo de Sergipe, por meio da Casa Civil, da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e da Desenvolve-SE, irão realizar a abertura do Seminário Sergipe 2050, que acontecerá no dia 7 de agosto, às 8h, no auditório do Senac Aracaju.

O seminário tem como objetivo apresentar o programa, que é uma estratégia de desenvolvimento pactuada entre o Governo, a iniciativa privada e terceiro setor, com vistas a construir cenários, diretrizes e ações para o desenvolvimento socioeconômico de Sergipe pelos próximos 26 anos.

Foto: Desenvolve-SE