A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) reforça sua adesão à campanha “Setembro Amarelo”, especialmente durante a segunda quinzena do mês, conforme estabelece a Lei Estadual nº 8.253, de 17 de julho de 2017. A norma foi sancionada pelo Governo do Estado e publicada no Diário Oficial nº 27.746, de 25 de julho de 2017, incluindo os últimos 15 dias de setembro no Calendário Oficial de Eventos do Estado, voltados à promoção de ações de conscientização, prevenção e valorização da vida.
Durante esse período, é recomendada, sempre que possível, a iluminação das edificações públicas estaduais na cor amarela, além da aplicação de símbolos ou sinalizações relacionadas à campanha, como forma de chamar a atenção da sociedade para a importância do tema. A Alese segue essa diretriz com a iluminação de sua fachada, reafirmando seu compromisso institucional com a causa.
A Lei prevê ainda que sejam promovidas ações voltadas à população, com objetivos como:
• Alertar e promover o debate sobre o suicídio, suas possíveis causas e consequências;
• Contribuir para a redução dos casos no Estado de Sergipe;
• Estabelecer diretrizes para ações integradas entre a sociedade, órgãos públicos e instituições privadas, com enfoque social e educacional.
Nesse sentido, podem ser desenvolvidas atividades como palestras, apresentações, distribuição de materiais informativos, entre outras ações educativas, planejadas em conjunto com o Poder Legislativo, instituições públicas e a sociedade civil organizada.
Ao participar do “Setembro Amarelo”, a Alese busca fortalecer a rede de apoio à saúde mental, contribuir para a valorização da vida e fomentar um ambiente de diálogo e escuta qualificada. A iniciativa também ressalta o papel do Parlamento sergipano na construção de políticas públicas sensíveis às necessidades da população.
Foto: Freepik

