Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe realizará, na próxima terça-feira, 15, Sessão Especial alusiva aos 81 anos do torpedeamento dos navios Baependy, Araraquara e Aníbal Benévolo na Costa Sergipana. O evento, de autoria do presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade, será realizado no Plenário Pedro Barreto de Andrade, às 16 horas.
Naquele 15 de agosto de 1942, os três navios brasileiros foram atacados e afundados pelo submarino nazista U-507, a menos de 10 km do continente. A ação da Kriegsmarine (a Marinha de Adolf Hitler) deixou cerca de 600 mortos.
Diante do ocorrido, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, declarou guerra contra o Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão. Na ocasião, foi montada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que embarcou para a Itália com o objetivo de lutar contra tropas fascistas e nazistas.
O ataque em Aracaju causou mais mortes que a participação dos soldados na Guerra. De acordo com números oficiais da segurança do país, dos 20.573 brasileiros enviados, 467 morreram nos combates na Europa.
HOMENAGENS
O subsecretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, relembrou este momento. Ele disse que esta memória será explanada para que as homenagens possam ser feitas a todos que perderam suas vidas neste momento.
“A Assembleia Legislativa, junto com entidades e representações das Forças Armadas em Sergipe, no caso o 28º Batalhão de Caçadores e a Capitania dos Portos e o Destacamento de Controle Aéreo vão realizar esta sessão de homenagem a esses mortos e também de rememorar esse trágico evento e para homenagear pessoas e instituições que estiveram relacionados a estes episódios que aconteceram aqui”, falou.
O piloto de linha aérea, estudioso do tema Sergipe na Segunda Guerra André Cabral participará da Sessão Especial como palestrante, na oportunidade, abordará o envolvimento de Sergipe na entrada e na participação do Brasil no maior conflito da humanidade. O pesquisador adiantou que a rotina no estado de Sergipe, após ao ataque, mudou bastante. “Sergipe passou por uma época de racionamento de suprimentos e blecautes para dificultar eventuais ataques noturnos”.
Palestra na Elese
Ainda sobre a 2ª Guerra Mundial, na próxima quarta-feira, 16, às 9 horas, a Escola do Legislativo (Elese), órgão da Assembleia Legislativa de Sergipe, realizará palestra com o tema ‘1939: foi assim que tudo começou… Segunda Guerra Submersa: contribuições da arqueologia de ambientes aquáticos’.
Os palestrantes serão o professor do departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Gilson Rambelli; e a doutora em Arqueologia, Roberta Rosa. O evento terá participação do Grupo Sergipano de Estudos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Gratuito, o encontro é aberto ao público e será entregue certificado aos participantes.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese