Alese realiza Sessão Especial em comemoração ao centenário de Lourival Baptista

Na tarde dessa segunda-feira (21), por meio da presidência, o deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), realizou Sessão Especial em homenagem ao centenário de nascimento de Lourival Baptista. O evento é uma parceria entre diversos órgãos, como o TCE, Prefeitura Municipal de São Cristóvão e Academia Sergipana de Medicina. Aconteceu no plenário Deputado Pedro Barreto de Andrade, da Assembleia Legislativa de Sergipe e contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e imprensa.

A programação comemorativa, que teve início no dia 04 de setembro, segue até o dia 03 de outubro com solenidades, homenagens e cerimônias litúrgicas em torno da memória e da história do ex-governador de Sergipe. No conjunto de ações foi lançado o livro intitulado “Lourival Baptista: Pacificação e Desenvolvimento”.

Na oportunidade foi entregue uma placa em homenagem aos familiares. O jornalista Luiz Eduardo Costa, na época assessor de Lourival Batista, proferiu palestra sobre os 40 anos de convivência com ex governador. Em seu discurso, Eduardo falou sobre a sua amizade, respeito e admiração. “Homem público, decente, digno que fazia da política um sacerdócio e que tinha o maior respeito pelo interesse público. Ele era um político com ‘P’ enormemente maiúsculo, numa época que nós vivemos de tantas tragédias morais, o nosso Lourival era um exemplo de moralidade e ética inatacáveis”, salientou Costa.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, disse que Lourival Baptista era sergipano de coração, e prestou relevantes serviços à sociedade. “Um grande político que deixou sua marca”, disse.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), Carlos Pinna, a Sessão Especial da Alese, é a principal homenagem, porque foi na casa do povo que Lourival Baptista começou a sua vida pública, como deputado estadual. “O ex-governador e ex-senador, se orgulhava muito de ter sido deputado estadual e um dos autores da Constituição de 1947 do Estado de Sergipe. Portanto, essa homenagem dá uma grande dimensão a essa comemoração do centenário Lourival Baptista, basta ver pela presença maciça da imprensa e das autoridades”, ressaltou Carlos Pinna.

A mesa foi presidida pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo,  composta pelo Governador em exercício Belivaldo Chagas, a filha do homenageado Angelina Batista Prudente, pelo secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão de Aracaju, representando o prefeito Joao Alves Filho, Igor Albuquerque, pelo presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, conselheiro Carlos Pinna de Assis, pelo jornalista Luiz Eduardo Costa, pelo desembargador José dos Anjos e pela deputada estadual Goretti Reis.

Quem foi Lourival Baptista?

Lourival foi deputado estadual (1947-1951), prefeito de São Cristóvão (1951-1954), deputado federal (1959-1967), governador de Sergipe (31 de janeiro de 1967 a 14 de maio de 1971) e senador (1971-1995). Também foi nomeado secretário da Educação e Cultura de Sergipe no governo de Augusto do Prado Franco.

Por Luciana Botto –  Agência Alese de Notícias

Foto: César de OLiveira