Alese realizou programação artística no Espaço Cultural Djenal Queiroz

Em virtude dos festejos do mês de junho, a Alese realizou na noite desta quarta-feira, 14, mais uma exposição no Espaço Cultural ‘Djenal Queiroz’. Os convidados e visitantes acompanham o evento ao som de Tiago Mendes, que acabou de gravar um CD autoral e trouxe um repertório variado, com MPB, forró e a “pegadinha do Axé”.

Exposições

Exposições de artistas sergipanos preenchem o Espaço Cultural da Alese

As exposições ficarão até o dia 3 de julho no Espaço Cultural. Essa é mais uma iniciativa da gestão do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo (PMDB), é uma realização da Diretoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, sob o comando do diretor Marcos Aurélio, e que tem Ilma Fontes como curadora.

Dando início a exposição, a curadora Ilma Fontes trouxe a importância do trabalho dos expositores. “A gente tem uma programação que reúne cinco pessoas e buscamos um equilíbrio, entre as consagradas, como o Severo D’ Acelino lançando o livro dele, e pessoas que estão começando. Todos com a qualidade de excelência que a gente exige na programação. De lançamento, nós temos a escultora que acaba de ganhar o ‘Salão dos Novos’, da Galeria Álvaro Santos, e é a primeira exposição que ela faz de grande público. Temos consagrado também o Kalvero, temos gente nova para lançamento de música, o Tiago Mendes, sem falar na poeta Vera Vilar que se lança como fotógrafa, acompanhando a temática do Velho Chico. Acredito que a confluência de cinco públicos diferentes, vai dar uma noite interessante”, ressaltou Ilma.

Na tela, pinturas simples e convencionais

Além da “Pegadinha do Axé” de Tiago Mendes, houve as exposições na Alese de Vera Vilar (Fotografia), Kalvero (Pintura) e Gleide Selma (Escultura), além do ator e poeta Severo D’Acelino, que na oportunidade lançou o Livro “Opará Revisitado”.

Expositores

Com mostras fotográficas alusivas ao seu livro “Pescadores do São Francisco”, Vera Vilar destacou os diversos momentos do rio. “Essa mostra de fotografia é alusiva ao meu próximo trabalho, do livro ‘Pescadores do São Francisco’ que é uma pesquisa da Foz do rio, de Brejo Grande a Canindé, sobre os pescadores. E fotografei como memória do momento, alguns locais que não existem mais, como a Ilha do Farol e outros pela degradação do Rio São Francisco”, frisou Vera.

Noite de cultura e arte na Alese

Já o pintor Kalvero trouxe pinturas simples e convencionais. “Procuro me inspirar nos tipos nordestinos, sergipanos. Três quadros falam sobre o Nordeste, então eu procuro retratar a minha aldeia”, disse Kalvero.  Sem perder a qualidade dos trabalhos, a escultora Gleide Selma, que acabou de ganhar o Salão dos Novos de 2017 e expôs no Espaço ‘Djenal Queiroz’ o tema: ‘Miséria é Miséria em qualquer parte’.

Severo D’Acelino – “Opará Revisitado”

Severo D'Acelino - “Opará Revisitado”

Severo D’Acelino – “Opará Revisitado”

O ator e poeta ressaltou a responsabilidade do seu trabalho, que inclusive já foi discutido na Alese.“A preocupação do sergipano com o Rio São Francisco, que é o ‘Opará’ o grande rio, o riomar. A gente vem colocando ênfase através dessa ótica que fazemos em homenagem para esse rio que luta para não morrer. Então o ‘Opará Revisitado’ é um conjunto de poemas, cada poema é um episódio do rio, dentro da visão do negro e do índio. E Sergipe está nessa consolidação, buscando na luta o equilíbrio, na perenização do rio”, concluiu Severo.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: César de Oliveira- Alese