logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese realiza audiência pública sobre o extermínio da juventude negra

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), presidida pela deputada Ana Lúcia (PT), convida toda a sociedade sergipana para participar da Audiência Pública que irá debater sobre o Extermínio da Juventude Negra no Brasil na próxima sexta-feira, 20, às 9 horas no plenário da Alese.

Ana Lúcia, demonstra bastante preocupação com os altíssimos índices da violência brasileira mas explica que esses números não são homogêneos. “O Brasil é o país onde mais se mata no mundo, porém essa violência se concentra principalmente nos jovens pobres e negros. Segundo o Atlas da Violência, dos 60 mil assassinatos ocorridos no país em 2014, mais da metade foram de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, e desses mortos, 77% eram negros. São números extremamente preocupantes que devem ser problematizados para que políticas públicas eficazes sejam apresentadas pelo poder público”.

Segundo a deputada, o objetivo da audiência é reunir parlamentares, autoridades, movimentos sociais e sociedade civil para discutir o combate ao preconceito, à discriminação e à violência, para aprofundar, no âmbito legislativo, as políticas públicas de combate ao extermínio da juventude negra. ”Apesar dos gravíssimos índices de homicídio de jovens negros, esse tema tem sido tratado com indiferença na agenda pública nacional. As consequências do preconceito e dos estereótipos negativos associados a estes jovens e aos territórios de favelas e das periferias devem ser amplamente discutidas”, defendeu Ana Lúcia.

Para debater essas questões, foram convidados o deputado federal pelo PT-AL, Paulo Fernando dos Santos (Paulão), que tem sua trajetória política marcada pela defesa da Igualdade Racial e o doutor em Economia pela PUC-Rio e técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, Daniel Ricardo Cerqueira. Sua tese de doutorado As Causas e Consequências do Crime no Brasil recebeu os dois mais importantes prêmios acadêmicos na área de economia no Brasil: o prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (Anpec), e o prêmio BNDES de economia. A audiência pública ainda contará com a participação do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SE, Thiago Oliveira e do Representante da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da SEIDH, Eude Carvalho.

Por Ascom Parlamentar Dep. Ana Lúcia – Débora Melo

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo