Alese promove debate amplo sobre o consumo de drogas

Atendendo a um requerimento do presidente da Casa, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), promoveu na manhã dessa sexta-feira (25), na Assembleia Legislativa, o Seminário “Drogas – Como proteger os jovens e suas famílias” que resultou em um amplo debate sobre o tema, envolvendo diversos segmentos da sociedade. O evento foi promovido pela Diretoria de Comunicação Social da Alese, na pessoa do diretor Marco Aurélio Costa, e contou com a coordenação de Adriana Lima.

Participaram como palestrantes a psicóloga clínica Leda Maria Moyses Nobile Sarasqueta; o presidente do Instituto Voz Brasil, o advogado Rodrigo Vasco; e o diretor Executivo do Centro Terapêutico Recomeçar, o terapeuta Jorge Augusto Gomides. A deputada estadual Ana Lúcia (PT) também prestigiou o debate, como também representantes de Clínicas e unidades de tratamento para dependentes químicos em Sergipe.

ALM_4534O presidente Luciano Bispo destacou a importância do debate e relatou que as pessoas costumam cobrar tanto sobre o tema, mas não participam das discussões. “Não vamos desistir e vamos continuar lutando. Estamos perdendo muitos jovens no mundo das drogas. Temos um eixo do tráfico de drogas em Sergipe de Lagarto a Canindé do São Francisco, passando por Itabaiana. Um jovem vê o colega com moto, com uma namorada bonita e logo é influenciado a entrar nesse meio. Sem contar a apologia a certas coisas que a televisão vem fazendo. Criam uma realidade de curtição e muito dinheiro com as drogas que nós precisamos combater”.

Por sua vez, a deputada Ana Lúcia parabenizou a iniciativa do presidente da Casa pelo debate e reconheceu que o preconceito da sociedade se deve muito pelo desconhecimento das questões. “Temos uma overdose de informações pelas redes, mas a pessoa precisa conhecer a essência das coisas. Isso aqui é uma questão de saúde, de políticas públicas. Infelizmente a mídia está estimulando a violência. Acho que este é um bom debate para buscarmos um caminho para esses grandes desafios do mundo contemporâneo em que vivemos”.

ALM_4535O diretor de Comunicação da Alese, Marcos Aurélio, explicou que o objetivo da palestra é trazer temas que envolvam segmentos da sociedade e que os estimulem a uma reflexão. “A TV Alese e nossos canais de comunicação têm tido este comprometimento de fazer este chamamento, de promover o trabalho do deputado estadual e estimular o debate. Quando a gente vê um crime praticado pela droga, a gente fica chocado. Mas é preciso fazer uma discussão para atingir a célula principal que é a família”.

“Infelizmente, muitas vezes o pai só tem conhecimento do envolvimento dos filhos com as drogas quando o estrago já está feito. Aí procuram o Estado para resolver o problema. O objetivo deste debate é expandir essa reflexão. Este é um problema que envolve todos nós. Não há nada mais perverso do que uma mãe ter que tirar seu filho de uma dessas cracolândias. É preciso oferecer o mínimo da condição necessária. É preciso vigilância dentro de casa. E o grande objetivo desta audiência foi de chamar a atenção da sociedade para esta reflexão”, completou Marcos Aurélio.

ALM_4526A coordenadora do debate, Adriana Lima, enfatizou que a Casa estava cheia de conhecimento. “Quero agradecer a confiança do presidente que está sempre atento às questões sociais, a assuntos que merecem uma abordagem maior. Agradeço a Diretoria de Comunicação Social da Casa por apostar nas nossas campanhas e projetos. Acho que aqui é muito mais que uma casa de políticos, mas de políticas públicas, onde temos que abrir espaço para grandes debates. Não me preocupa o fato da audiência ter muita gente. Saio feliz porque o evento encheu a Alese de conhecimento, de um grande aprendizado para todos nós”.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões