logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese promove curso sobre ética profissional para servidores

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por meio da Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese), realizou nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o curso “Legitimidade Ética no Cotidiano Profissional”, direcionado aos servidores da Casa. A capacitação terá continuidade nos dias 5 e 15 de dezembro, com uma programação dedicada ao fortalecimento das práticas éticas no ambiente institucional.

O curso aborda temas fundamentais para o exercício do serviço público, entre eles: competência ética aplicada ao ambiente de trabalho; importância da filosofia política na atuação estatal; papel da teoria da justiça; ética no serviço público; além de dinâmicas e atividades práticas voltadas para situações reais do cotidiano profissional. A proposta da Elese é promover reflexão, aprimoramento e fortalecimento das relações no ambiente de trabalho.

O palestrante José Carlos Santos, doutor em Educação e terapeuta, conduziu o encontro enfatizando que ética e poder caminham juntos na atuação pública. “Ter poder não é não ter ética; ter poder é exatamente ter ética. Quando se tem ética, se tem o poder de decisão sobre si e sobre os outros. Então, ter ética é o verdadeiro poder”, destacou.

Durante sua exposição, José Carlos apresentou uma contextualização histórica, retomando pensadores como Sócrates, Platão, Kant e Reiguel, e fazendo conexões entre as bases filosóficas e o cotidiano do serviço público. Ele explicou que, na contemporaneidade, a ética tornou-se ainda mais central na atuação estatal, especialmente diante dos desafios educacionais e sociais enfrentados pela sociedade.

O curso também abriu espaço para relatos dos servidores. A profissional do Setor Médico da Alese, Edvan Silva, destacou que a ética é essencial no atendimento diário ao público.

“A gente precisa tratar os outros melhor. Às vezes, a pessoa chega com um problema e parece estar sendo ríspida com a gente, mas não é pessoal; é algo que ela já traz. Por isso, temos que saber lidar, ter ética no tratamento com o próximo e não ser grosseiros”, afirmou.

Fotos: Arthur D’Avila| Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acessar o conteúdo