Alese promove 2ª edição do Fórum do Plano de Desenvolvimento em Lagarto

Por Habacuque Villacorte

A Assembleia Legislativa de Sergipe deu continuidade ao Fórum Itinerante do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe (PDES), na manhã dessa terça-feira (14), em Lagarto, no auditório da Faculdade Ages, que cedeu o espaço para abrigar uma sessão da Câmara Municipal, para que os técnicos da Alese fizessem uma exposição para os vereadores e empresários da cidade.

Acompanhado dos deputados estaduais Ibrain Monteiro (PSC) e Goretti Reis (PSD), o presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), agradeceu a receptividade do povo lagartense nas pessoas do presidente da Câmara, vereador Amilton Fontes (PRP); do vice-prefeito e prefeito em exercício no evento, Fábio Frank (SD); e do gerente da faculdade Ages, Eduardo da Silva.

Faculdade Ages

O evento foi aberto pelo representante da instituição de ensino que agradeceu a iniciativa da Alese e do presidente Luciano Bispo de promover o Fórum em Lagarto. “Para nós que fazemos a Faculdade Ages é uma grande honra receber um evento tão importante para o nosso município e a nossa região. Esse Plano só veio para ajudar e o que nos move é transformar o País com mais investimentos na Educação”.

Presidente e Vereador Amilton Fontes

O presidente da Câmara, vereador Amilton Fontes, enalteceu a iniciativa da Assembleia Legislativa de desenvolver um plano tão importante para Sergipe em parceria com a Fundação Dom Cabral. Ele também aproveitou para defender a união de forças dos deputados lagartenses para trazer investimentos que venham somar com a construção do Hospital do Amor, em Lagarto.

“Esse Plano de Desenvolvimento será uma referência para todo Sergipe e, aqui em Lagarto, ele nos servirá de ‘espelho’, no sentido que a gente possa elaborar e desenvolver o nosso plano municipal, voltado para esse momento de retomada da economia. Acho que precisamos da união de forças do Executivo, do Legislativo e do povo de Lagarto! Com ele vamos impulsionar o nosso turismo e a nossa economia”, apostou Amilton Fontes.

Luciano Bispo

Deputado estadual Luciano Bispo

Após ouvir o apelo do presidente da Câmara, o deputado Luciano Bispo fez uso da palavra e disse que pretende realizar cerca de 10 audiências do Fórum Itinerante, debatendo o futuro de Sergipe e as potencialidades de cada região do Estado, nos municípios regionais. O presidente da Alese aconselhou aos chefes do Executivos Municipais a tratarem todos os seus pares, de situação e de oposição, como “iguais”.

“Eu conquistei o respeito e o apoio de todos os deputados na Alese porque lá só exerço a presidência em plenário, porque é minha missão, mas lá somos todos iguais. Elaboramos um Planjo robusto, junto com a Dom Cabral, porque nós precisamos pensar Sergipe, com um olhar no passado e no presente, para projetar o futuro”, pontuo Luciano para os presentes no auditório.

Em seguida, o presidente da Alese disse que Lagarto tem empresários muito bem sucedidos, inclusive nacionalmente. E pontuou que o município vai ser referência para o Nordeste. “Lagarto terá o privilégio, com o Hospital do Amor e o Campus de Medicina da UFS, de ser referência em cuidar das pessoas, em saúde pública”, disse, enaltecendo o empenho de Juquinha do PT em pensar no próximo.

Prefeitura de Lagarto

Vice-prefeito Fábio Frank

O prefeito em exercício de Lagarto, Fábio Frank, também ressaltou a importância do Plano de Desenvolvimento e do Fórum Itinerante. “Tudo na nossa vida é o planejamento. O Fórum não é em vão e ele existe para ajudar na retomada econômica, para que os empresários possam reconstruir suas vidas e finanças, que não está fácil. Lagarto está recebendo a construção do Hospital do Amor, que cria uma possibilidade de crescimento econômico”.

Fábio Frank enumerou uma série de investimentos que podem chegar acompanhados com o Hospital do Amor, mas ressaltou a importância de se ter um Plano Diretor. “Não podemos receber esta unidade, como também um miniaeroporto, sem saber trabalhar com um Plano Diretor. Temos ainda a duplicação da rodovia estadual que vai desafogar o trafego de veículos dentro do nosso município”.

Ibrain Monteiro

Deputado estadual Ibrain Monteiro

O deputado estadual Ibrain Monteiro agradeceu a iniciativa do presidente Luciano Bispo e da Assembleia Legislativa como um todo de promover um estudo tão eficiente sobre a realidade de Sergipe e pela escolha de Lagarto para sediar esta edição do Fórum Itinerante. “O presidente Luciano está colocando em prática um sonho de todos nós. A nossa querida Lagarto pode ganhar muito com esse Plano e a gente espera que os futuros gestores aproveitem essas sugestões e nós entendemos que toda a ajuda é benvinda”,

Goretti Reis

Deputada estadual Goretti Reis

A deputada Goretti Reis também entende como muito positivo a proposta de fazer uma discussão aprofundada dos problemas e potencialidades do Estado. “Isso vai dar um norte, um direcionamento, para a busca de estratégias, para que cada município busque caminhos para o desenvolvimento. A maioria dos recursos que chegam nas cidades são federais e a gente precisa encontrar meios de aumentar a sustentabilidade dos municípios, incentivando diversos setores, de serviços e comércio, da agricultura”, comentou.

Fotos: Jadilson Simões