17/3/2022
Por Kelly Monique Oliveira/Alese
Para celebrar o 167º aniversário de Aracaju, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por meio da Diretoria de Comunicação da Casa Legislativa, programou uma série de reportagens divulgando as ações da Alese para o aniversário da cidade, comemorado na próxima quinta-feira, 17.
A primeira reportagem veiculada pela Agência de Notícias da Alese (ASN) e nas redes sociais institucionais do órgão, falou sobre ex-presidentes que foram homenageados em ruas, avenidas e escolas de Aracaju. A TV Alese divulgou uma reportagem que fala sobre a história de Aracaju que é marcada por planejamento e amanhã, 17, a Agência de Notícias Alese publica a história do Poder Legislativo Estadual na trajetória da cidade de Aracaju.
Na reportagem a ser exibida nesta quarta-feira, vocês podem conferir a opinião dos deputados estaduais em relação ao que consideram de maior valor histórico da Capital sergipana como manifestações culturais, culinárias, culturais, entre outros. Alguns parlamentares destacaram também a importância de quem nasceu no interior e teve como referência a Capital para crescer nos estudos, se desenvolver como cidadão e buscar melhores condições de vida.
Conheça alguns depoimentos dos nossos deputados estaduais
“Não tem como falar dos 167 anos de Aracaju sem falar do Centro Histórico e da Praça dos Três Poderes. Foi a partir desse ponto, principalmente do palácio Fausto Cardoso que a expansão da cidade aconteceu, sem esquecer dos grandes embates políticos e históricos, embates de ideias que aconteceram na sede da antiga Assembleia e na praça que concentrava as sedes dos poderes políticos. Hoje muita coisa mudou, principalmente pelo tamanho inadequado dos prédios que não comporta mais a dinâmica de muitas estruturas administrativas. Mas me lembro com muita saudade dos palácios de governo, os prédios que representavam os poderes religiosos, além da prefeitura, catedral e os demais órgãos administrativos no centro da cidade. Fazendo uma representatividade daquela época com o crescimento da cidade, os marcos históricos ficam e é importante sempre resguardarmos e resgatarmos essas memórias que fazem parte do nosso dia a dia para que jamais possamos esquecer”, declarou o presidente da Casa Legislativa Luciano Bispo.
“Aracaju tem forte significado na minha vida, assim como na vida dos Aracajuanos. Eu nasci em São Cristóvão, mas em função de conflitos com representantes da ditadura militar, em 1979 vim morar em Aracaju. E essa cidade me acolheu, me amparou aqui eu trabalhei em diversos locais como portaria do prédio e em muitos lugares. Aqui também, dois dos meus três filhos nasceram na capital sergipana. Nessa cidade é pude militar politicamente ao lado de muitos e importantes companheiros e companheiras na CUT, no p Partido dos Trabalhadores, no PSTU. Tive o privilégio de receber um título de cidadão aracajuano que muito me orgulho. Tenho por esta cidade dois corações vizinhos: um em São Cristóvão onde nasci e outro em Aracaju, onde vivo e onde tenho o prazer do acolhimento. A cidade mãe e a filha que se tornou a capital sergipana”, colocou carinhosamente o deputado estadual Francisco Gualberto.
“O maior valor histórico da nossa capital pra mim é o nosso povo e nossa cultura. Essa capacidade de seguir se reinventando é algo muito característico de nós aracajuanos. Poder comemorar mais um ano de história me deixa muito feliz”, ressaltou a deputada estadual Maisa Mitidieri.
“Mesmo sendo filho de coração no município da Barra dos Coqueiros, tenho orgulho de ter nascido na grande pequena Aracaju. Cidade acolhedora, cheira de riquezas culturais, históricas e culinárias. Os mercados municipais na região central da capital sergipana atraem pela arquitetura, histórias locais, cheiros, cores e sabores dos alimentos e produtos regionais. A Orla de Atalaia é outro lugar imperdível onde podemos aproveitar à beira mar, com parques e equipamentos esportivos”, afirmou o deputado Adailton Martins.
“No aniversário de Aracaju nós não podemos esquecer que a nossa capital é porta de entrada para o Brasil e para o mundo. Eu que vim de Malhador para Aracaju com 11 anos de idade, e foi aqui que me deu régua e o compasso da minha vida a chegar até aqui. Também é a cidade das oportunidades em Sergipe e que é o amor de todos os sergipanos, a nossa capital. Aracaju, Parabéns”, lembrou Capitão Samuel.
“O centro de Aracaju é, sem dúvidas, um dos locais com maior valor histórico da nossa capital. É um lugar que encanta não só turistas, mas os próprios aracajuanos. Basta uma caminhada rápida ou até mesmo um passeio de carro pela região para se deparar com prédios belíssimos, a exemplo do Palácio Museu Olímpio Campos e da Catedral Metropolitana. Além, é claro, de construções como a famosa Ponte do Imperador. No centro temos ainda o conjunto arquitetônico formado pelos Mercados Thales Ferraz, Augusto Franco e Albano Franco, que respiram sergipanidade através da culinária, do artesanato e da história de cada comerciante que tira de lá o seu sustento. É na região do centro que está também o Museu da Gente Sergipana, um ambiente criado para difundir a nossa cultura, retratando nossos costumes, história e tudo que faz do sergipano quem ele é”, comentou com orgulho o deputado Luciano Pimentel.
“Sempre que Aracaju faz aniversário é motivo de muita alegria, essa data representa um momento histórico. Aracaju foi edificada como se estivesse em suas colunas um pedacinho de cada morador sergipano. A gente festeja o seu aniversário porque ela pertence a todos os sergipanos, sem predileções. É a capital que acolhe todos indistintamente e que se destaca no Estado através da sua economia, movimentada pelas atividades de comércio, prestação de serviços, industriais e pelo turismo”, parabenizou o deputado Dr. Samuel Carvalho.
“Nossa linda, pequena grande Aracaju possui inúmeros pontos de significativo valor histórico. Este ano, ao completar 167 anos, citarei dois destes: as Pontes Construtor João Alves, que de forma espetacular, liga Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros e cidades do litoral de Sergipe, inaugurada em 2006, e a Godofredo Diniz, ligando o bairro 13 de Julho à Coroa do Meio e inaugurada em 1977. O que elas têm em comum? Foram construídas pelo visionário, Dr. João Alves Filho, quando prefeito de Aracaju e governador de Sergipe. Elas refletem pontos de valor histórico da minha bela Aracaju. Assim, homenageio o homem, que com obras, trouxe o progresso para a então pacata cidade. Parabéns, Aracaju!”, comemorou a deputada estadual Goretti Reis.
“Aracaju, que neste dia 17 completa, 167 anos, ao longo do tempo tem dado passos largos no que diz respeito ao desenvolvimento. É marcada por sua forma de acolher não só as pessoas, mas também os sabores e os saberes. O Aracajuano traz consigo o gosto pelo experimento para descobrir coisas novas e que, de alguma forma, agrega valor à cidade”, enfatizou a deputada estadual Maria Mendonça.
“Acredito que todo nascimento é um sinal de esperança para a vida. Assim foi com a nossa capital Aracaju. Para mim, a Colina de Santo Antônio reflete exatamente isso: nasceu nossa cidade para que Sergipe pudesse desenvolver. Segundo historiadores, com o desenvolvimento da economia açucareira no século XIX, foi perceptível que a então capital São Cristóvão ficava longe do litoral e não tinha bom porto para escoar a produção. No dia 17 de março de 1855, a capital foi transferida para Santo Antônio do Aracaju, uma vitória dos comerciantes e produtores de açúcar do Vale da Cotinguiba. E, a partir da Colina, a cidade de Aracaju nasceu planejada, com ruas grandes e largas, representava o marco do progresso e foi pensada como um tabuleiro de xadrez. Nomes como Inácio Barbosa e o Barão de Maruim devem ser sempre lembrados nessa empreitada da transferência da capital e o ponta-pé inicial do nosso desenvolvimento”, relembrou o deputado estadual Zezinho Sobral.
“Aracaju completa 167 anos de emancipação política com uma história fortemente ligada à cidade de São Cristóvão, antiga capital de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju pode existir e cresceu. Aracaju é a primeira capital planejada de um Estado brasileiro, portanto sinto-me orgulhoso por participar dessa história, colocando o nosso mandato a serviço da população, visando o crescimento coletivo. É momento de gratidão a Deus por vivermos numa cidade litorânea, entre o rio e mar, numa cidade de plena beleza. A nossa mensagem para os aracajuanos é que tenhamos fé e esperança de dias melhores. Sabemos que o mundo passa por momentos difíceis, mas confiamos em Deus e vamos continuar trabalhando por Aracaju, pois a cidade merece todo o nosso respeito. Parabéns Aracaju!”, desejou o deputado estadual Dr. Vanderbal Marinho.
Resumo da história de Aracaju
Em 17 de março de 1855 foi fundada a nova capital de Sergipe: Aracaju. O seu nascimento está ligado à história da cidade de São Cristóvão, que até então, era a capital do Estado. Com a resolução de que seria criada uma nova capital, tendo em vista as necessidades econômicas, Aracaju surgiu e cresceu às margens do Rio Sergipe. Desse dia para cá, já se passaram 167 anos e contribui para a formação da identidade sergipana.
Para saber mais, assista a matéria da TV Alese sobre Aracaju é só clicar
Foto da capa: Jorge Henrique
Fotos internas: Jadilson Simões/ Joel Luiz / Arquivo assessoria parlamentar