Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
Foi realizada, nesta sexta-feira, 27, o Prêmio TJSE de Jornalismo. Foram premiados os profissionais da imprensa de rádio, TV, jornal impresso e internet, além de estudantes de comunicação social. O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
A Assembleia Legislativa de Sergipe esteve presente ao evento com o diretor de comunicação da Alese, Irineu Fontes, fazendo parte da Mesa. Ele destacou a necessidade de realizar este tipo de reconhecimento dos jornalistas para valorizar o trabalho.
“É muito importante essa valorização do profissional em todas as áreas e quando é feito por uma instituição forte, confiável e que dá respaldo de fato à sociedade é ainda mais importante. O prêmio está cada vez com mais profissionais e mais produções participando, o que é interessante para aprimorar as pessoas, dando qualificação e formação, então está cada vez melhor a comunicação em Sergipe”, afirmou.
O presidente do sindicato dos jornalistas de Sergipe, Milton Alves Junior, falou que este tipo de evento aproxima a comunicação do órgão. Ele explicou que havia dificuldade em ter acesso às informações o que vem sendo facilitado nos últimos anos.
“A gente costuma dizer que o Poder Judiciário, aqui em Sergipe, possuia um esteriotipo de afastamento da sociedade. Nós jornalistas tínhamos uma certa dificuldade para dialogar com os juízes, então a realização do prêmio é uma ação que estreita o laço, não apenas com nós jornalistas, mas com a sociedade porque todo o conteúdo produzido por nós e levado para os leitores, telespectadores e ouvintes são consumidos e isso fortalece a nossa democracia”, disse.
O presidente do TJSE, desembargador Edson Ulisses de Melo, citou a democracia. Ele declarou que não há como ter um país democrático sem o jornalismo, por isso a necessidade de estar próximo aos profissionais.
“É de grande importância não só para o Tribunal, mas para toda a mídia. não é comum você encontrar instituições como o Poder Judiciário trabalhando no sentido de premiar a mídia, atrair para o seu intercâmbio dialógico aqueles que trazem a informação para a sociedade. O Poder Judiciário tem consciência da importância da mídia nesse relacionamento, nessa prestação de contas, nesse bem-informar a sociedade e o caminho é exatamente esse. A sociedade precisa da mídia para ser informada, por isso trazer também a resposta para aqueles que informam. É nesse relacionamento tripartite que nós temos esse prêmio para valorizar a imprensa e o Tribunal, em um sistema republicano e democrático, isso só se faz com a valorização da mídia”, afirmou.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese