Por Stephanie Macêdo
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), manifesta profundo pesar pelo falecimento de José Augusto Machado, ocorrido neste domingo (14), em Aracaju. Vítima de complicações da Covid-19, o professor, engenheiro químico e técnico de segurança, tinha 73 anos de idade.
Natural de Itabaiana, José Augusto é filho de José de Oliveira Machado (Zé da Manteiga) e de dona Maria Maurícia Machado. Ele tinha quatro irmãos: José Arnaldo (Manteiguinha), Maria do Carmo, Vera e Aparecida. José Augusto Machado se casou em 1972, com Iracema Barreto Machado. É pai de três filhos: Breno, Diogo e Dênio.
Na cidade de Itabaiana seu nome é reconhecido por ter sido ele, no ano de 1969, responsável pela implantação do Curso Científico no Colégio Murilo Braga. Na época, devido a dificuldade do transporte entre o interior e a capital, a instalação do curso beneficiou centenas de alunos do município de Itabaiana e redondezas.
Sepultamento
De acordo com informações de amigos nas Redes Sociais, às 16h de hoje, um cortejo fúnebre sairá do velatório Osaf, situado no Centro de Aracaju, até o cemitério Colina da Saudade, local onde ocorrerá o sepultamento.
Histórico de vida
José Augusto fez o primário no Grupo Escolar Guilhermino Bezerra. Foi aluno de Maria Pereira, Helena de Branquinha, Helena Priscina, Maria do Carmo de Pedrinho e Lenita Porto.
Entrou no Ginásio Murilo Braga em 1959, após um rigoroso exame de admissão (um vestibular precoce), e concluiu em 1962.
Em 1963, veio para Aracaju, cursar o científico no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Concluiu o Curso de Química em 13 de dezembro de 1969.
Em 1970, José Augusto se tornou professor no Instituto de Química da UFS.
José Augusto Machado era, atualmente, conselheiro do Conselhor Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe.
Foto: Divulgação