logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese inicia planejamento para Ano Cultural Paulo Freire

Por Kelly Monique Oliveira

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe Luciano Bispo recebeu o deputado Iran Barbosa para discussão do planejamento das comemorações do Ano Cultural Paulo Freire. O encontro foi no gabinete da presidência nessa terça, 12, com a participação do secretário-geral da Mesa Diretora, Deoclécio Vieira e do subsecretário-geral Igor Albuquerque.

A lei nº 8.779/2020 institui o ano de 2021 como ‘Ano Cultural Educador Paulo Freire’, em comemoração ao centenário de nascimento do educador e filósofo brasileiro, patrono da educação brasileira e sergipana, títulos instituídos através da Lei Federal Nº 12.612/2012 e da Lei Estadual Nº 7.382/2012.

De acordo com o projeto, o Poder Público pode estimular e promover seminários, palestras, encontros, simpósios, debates e audiências públicas sobre a vida e a obra de Paulo Freire, além de pesquisas sobre toda a produção científica, filosófica, pedagógica e administrativa, por meio de experiências pedagógicas, entre os educadores sergipanos, que tenham como foco o método Paulo Freire.

A propositura destaca também a realização de concursos artísticos e culturais, nas suas mais variadas expressões, que retratem a contribuição de Paulo Freire à vida intelectual, política e pedagógica. Assim como pesquisas, estudos e debates voltados para a contribuição do pensamento de Paulo Freire na área da Comunicação.

Biografia de Paulo Freire

Paulo Freire (1921-1997) foi um educador brasileiro, criador do método inovador no ensino da alfabetização para adultos. Seu método foi levado para diversos países. Paulo Freire nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921. Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar, e de Edeltrudes Neves Freire, Paulo morou na cidade do Recife até 1931. Depois desse período foi viver no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes, onde permaneceu durante dez anos. Paulo Freire iniciou o curso ginasial no Colégio 14 de Julho, no centro do Recife. Com 13 anos perdeu o seu pai e coube a sua mãe a responsabilidade de sustentar todos os 4 filhos.

Sem condições de continuar pagando a escola, sua mãe pediu ajuda ao diretor de Colégio Oswaldo Cruz, que lhe concedeu matrícula gratuita, o transformou em auxiliar de disciplina, e posteriormente em professor de língua portuguesa. Em 1943 Paulo Freire ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Depois de formado, Paulo Freire continuou atuando como professor de português no Colégio Oswaldo Cruz e de Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco.

Em 1947 foi nomeado diretor do setor de Educação e Cultura do Serviço Social da Indústria. Em 1955, junto com outros educadores fundou, no Recife, o Instituto Capibaribe, uma escola inovadora que atraiu muitos intelectuais da época e que continua em atividade até os dias de hoje.

Livros de Paulo Freire

  • Educação Como Prática da Liberdade (1967)
  • Pedagogia do Oprimido (1968)
  • Cartas à Guiné-Bissau (1975)
  • Educação e Mudança (1981)
  • Prática e Educação (1985)
  • Por Uma Pedagogia da Pergunta (1985)
  • Pedagogia da Esperança (1992)
  • Professora Sim, Tia Não: Carta a Quem Ousa Ensinar (1993)
  • À Sombra Desta Mangueira (1995)
  • Pedagogia da Autonomia (1997)

Foto: novaescola.org.br

Informações do site: www.ebiografia.com/paulo_freire/

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo