logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

ALESE homenageia poeta popular João Sapateiro

No dia em que João Sapateiro completaria 100 anos se estivesse vivo, a Assembleia Legislativa de Sergipe prestou uma bela homenagem ao poeta popular sergipano. A deputada estadual Ana Lula, autora da propositura que permitiu a outorga, entregou nas mãos do filho do poeta, Joselino Franco, a homenagem da ALESE.

Artesão negro em uma sociedade onde os papéis eram fixos e, normalmente, intransponíveis, João Sapateiro driblou o destino prosaico e a obscuridade com sensibilidade e versos. Conhecido por todos pela poesia, mas também por sua inteligência e ternura, como bom artista proletário, João Sapateiro mirava para além da paisagem, e registrava com sagacidade crítica as desigualdades sociais que marcaram seu tempo e permanecem presentes até hoje.

“Na sua oficina, onde ele tecia o couro e contribuía para o andar de cada um, ele também tecia a escrita, com expressões poéticas. A poesia não só lírica, mas a poesia que expressa a vivência e o sofrimento cotidiano do nosso povo”, destacou Ana Lúcia.

Após agradecer a homenagem, Joselino Franco, filho do homenageado que representava a família durante a solenidade, destacou que seu pai foi homem simples. “Meu pai passou pouco tempo na escola, precisamente seis meses. Como era de costume, os filhos mais velhos precisavam cuidar dos demais. Meu pai teve que deixar de estudar e partiu para as fazendas para trabalhar”, destacou sobre a infância de João Sapateiro.

“Laranjeiras é uma cidade felizarda, pois meu pai deixou um legado gigantesco para aquela cidade. Nós, que fazemos a família João Sapateiro, vamos lutar para que este legado se multiplique”, finalizou Joselino, apelando às autoridades presentes que priorizem a literatura enquanto expressão artística e cultural.

Teatro e exposição

Durante a homenagem, a Companhia de Teatro da ALESE emocionou familiares, amigos admiradores de João Sapateiro presentes, com uma esquete que remontou parte da vida do homenageado, permeado por muita poesia lírica e de crítica social.

A entrega da honraria marcou ainda o lançamento da exposição “João Sapateiro, nosso poeta popular”, que conta um pouco mais da sua história e de sua arte. Realizada pelo mandato democrático e popular da deputada Ana Lúcia, a exposição conta com nove banners, que ficarão disponíveis para serem expostos em escolas e outros espaços públicos.

Sobre João sapateiro

Nascido em Riachuelo, foi na cidade de Laranjeiras que o artista ganhou notoriedade, ao expor em sua sapataria aberta ainda na década de 30, versos que retratavam com sensibilidade as belezas da cidade, mas também a profunda divisão social de seu tempo.

Nascido em Riachuelo no ano de 1918, primogênito de muitos irmãos, João Carlos Franco foi mais uma criança trabalhadora de engenho e depois engraxate nas ruas de Aracaju. Iniciou-se na arte da sapataria pelas mãos de seu pai, em uma oficina instalada… na Rua de Laranjeiras. Em 1938, transferiu-se para a cidade onde viveria até o final de seus dias, 50 anos deles morando na Rua da Alegria.

Ali tornou-se João Sapateiro, mas foi em função dos poemas, que escrevia com letras sempre maiúsculas, proporcionais aos seus quase dois metros de altura, que João se fez mais conhecido.  João Carlos Franco usava sua sapataria para mostrar a todos os versos que escrevia, sempre em folhas de cartolina e papel almaço que cobriam as paredes de adobe da oficina. Personagem obrigatório da memória cultural de Laranjeiras, querido e admirado por sua generosidade e por seus versos, ganhou lugar na história de Sergipe.

 

Assessoria de Imprensa da Parlamentar

 

Foto: Jadilson Simões 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo