logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese homenageia o secretário de Justiça e o deputado de Roraima

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe ( Alese) concedeu na manhã desta segunda-feira (21) a ‘Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar’ aos irmãos Jorge Everton Barreto Guimarães, deputado estadual de Roraima pelo União, e Cristiano Barreto Guimarães, secretário de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor do Estado de Sergipe. A maior honraria do Poder Legislativo foi concedida pelos deputados estaduais Luciano Bispo (PSD), presidente da Alese e Jeferson Andrade (PSD)

Cristiano Barreto Guimarães, secretário de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor do Estado de Sergipe, recebe honraria dos deputados Luciano Bispo e Jeferson Andrade

Homenageados

Natural de Aracaju, Jorge Everton Barreto Guimarães é casado com Karla Cristina, pai de Felipe, Geovana e avô de Laura. Formado em Direito, e pós- graduado em Segurança Pública, Direito Penal e Processo Penal, já foi delegado-geral da Polícia Civil, diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito e diretor da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo no Estado de Roraima.

Desde 2015 exerce o cargo de deputado estadual por Roraima, onde é autor de diversas leis estaduais. Tem seu trabalho reconhecido pela atuação em defesa da Segurança Pública, dos servidores, de pessoas de baixa renda e da moralidade nos gastos públicos. Atualmente é presidente da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Previdência. Recentemente, o parlamentar atuou como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde (CPI), instalada em 2019, para apurar possíveis irregularidades em contratos firmados com a Secretaria Estadual de Saúde. No mesmo cargo, também fez parte da CPI do Sistema Prisional, que investigou as atividades do Sistema Prisional do Estado de Roraima.

Cristiano Barreto

Sergipano, natural de Aracaju, Cristiano Barreto Guimarães ingressou na Polícia Civil como delegado em 2001 através de concurso público. É bacharel em Direito, graduado pela Universidade Tiradentes (Unit), com pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Fase e em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O deputado de Roraima, Jorge Everton Barreto Guimarães, recebe honraria do deputado Luciano Bispo, autor da concessão da medalha.

Ingressou na Secretaria de Segurança Pública mediante concurso para o cargo de Delegado de Polícia Judiciária no ano de 2001. Na Polícia Civil esteve à frente das delegacias regionais de Lagarto, Itabaiana, Tobias Barreto e Maruim. Comandou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa;  a Divisão de Repressão ao Crime Organizado do COPE; Divisão de Combate à Roubos de Cargas; Coordenação das Delegacias de Polícia do Interior e Divisão de Inteligência Policial  (DIPOL).  E atualmente está à frente da Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor, como Secretário de Estado, desde 2017. 

Autores

Segundo  Jeferson Andrade, que juntamente com o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, é autor do Projeto de Resolução que concedeu a honraria ao secretário de Estado da Justiça, Cristiano Barreto Guimarães, declarou que a homenagem é um reconhecimento do Estado de Sergipe ao gestor público, por relevantes serviços prestados à sociedade.

“É uma honraria importante para esta Casa e para o Estado, pelo homem público que Cristiano é. Ele vem se destacando há mais de 20 anos na área da justiça. Como delegado, já comandou as cidades de Itabaiana, de Maruim, dentre outras, e vem se destacando também internamente na polícia sergipana, hoje está como secretário de Estado. Também, muito justo, a honraria contempla o seu irmão,Jorge Everton, um grande sergipano, que está deputado por Roraima. O Estado de Sergipe fica muito orgulhoso de conceder as honrarias para essa família”, parabenizou Jeferson.

Autoridades políticas participaram do entrega da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar

Durante a solenidade, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo enalteceu os irmãos homenageados por trabalhos relevantes prestados em Sergipe e em Roraima.  “É a Alese quem agradece por poder entregar a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar a esses dois irmãos sergipanos, que muito puderam fazer por Sergipe e por Roraima”, declarou Bispo. 

Lembrando que Cristiano Guimarães foi homenageado em um evento ocorrido no Ministério da Justiça, na qual, o Departamento Penitenciário Nacional contemplou os estados que mais contribuíram para a ressocialização dos presos em 2018, onde o Estado de Sergipe ocupou a vaga entre os cinco estados brasileiros a atingir a marca de dois anos e três meses sem fugas no Sistema Prisional e pelas práticas adotadas para que os presos pudessem trabalhar e estudar.

“Se não o fiz por completo, muito farei para justificá-la”, disse o secretário de Justiça de Sergipe, Cristiano Guimarães durante seu emocionado discurso e após ter recebido a comenda parlamentar, a maior honraria da Casa Legislativa.  “Agradecer aos deputados desta Casa, e em especial ao deputado Jeferson Andarde, o compromisso redobra, poderei fazer o máximo possível, e se ainda não merecer na integralidade essa medalha, terei o prazer de honrar cada dia de minha vida para poder merecê-la”, disse.

Na solenidade, a participação de autoridades públicas. familiares e amigos dos homenageados.

O deputado de Roraima se diz grato por reconhecimento de Sergipe. ” Eu fico gratificado pela homenagem que o presidente desta Casa, Luciano Bispo, está me concedendo como parlamentar de Roraima. Sou sergipano, estou indo para o meu terceiro mandato como deputado em Roraima. Fui para Roraima quando passei no concurso de delegado da polícia civil, e hoje eu tenho filha e neta roraimenses. É um prazer muito grande voltar a Sergipe e ser homenageado pelos feitos que um sergipano fez no Estado de Roraima”, afirmou.

Na ocasião,  Jorge Everton destaca feitos, tanto na área da Justiça como parlamentarista. “Fui relator da CPI do Sistema Prisional, que resultou em várias prisões. Fui relator da CPI da Saúde, que economizou para o Estado mais de R$ 80 milhões que seriam desviados, e fui relator da cassação do ex-presidente da Assembleia de lá de Roraima, que montou uma milícia armada e que atuava dentro do Estado com uma organização criminosa. E este sergipano ser lembrado pelo Presidente Luciano, que tem um excelente trabalho aqui, e junto com o meu irmão Cristiano Barreto, que dispensa comentários a atuação dele como delegado, como secretário, me deixa muito feliz. É um dia de festa e eu só tenho a agradecer por todo o carinho que vocês estão nos dando, e à nossa família”, declarou do parlamentar homenageado.

O abraço fraterno entre os irmãos, diante do reencontro e da homenagem que juntos receberam da Alese.

Participação
Na solenidade, a participação de autoridades públicas, entre eles, o deputado federal Fábio Mitidieri, eleito recentemente Governador de Sergipe; do secretário de Governo, José Carlos Filizola e da vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza. Também, secretários de Estado, familiares e amigos dos homenageados.

 

 

 

 

 

Fotos: Jadilson Simões/Agência Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo