logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese fará homenagem aos advogados criminalistas no dia 2

A Assembleia Legislativa de Sergipe realiza nesta sexta-feira, dia 2, às 15 horas, uma sessão em homenagem aos advogados criminalistas do Estado. Por iniciativa do presidente da Casa, deputado estadual Luciano Bispo, do deputado estadual Venâncio Fonseca – considerado um dos maiores profissionais dessa área na década de 80, e do advogado Emanuel Messias de Oliveira Cacho, presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de Sergipe e ex-presidente e um dos fundadores da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), vários profissionais serão homenageados na sessão.
Durante a sessão será promulgada lei estadual que estabelece o dia 2 de dezembro como o Dia Estadual do Advogado Criminalista. Nesse dia já se comemora, em todo o país, o Dia Nacional do Advogado Criminalista. Na oportunidade a Associação dos Advogados Criminalistas de Sergipe vai empossar sua nova diretoria. Vários advogados da área serão homenageados pela Alese com uma placa, entre eles, Cláudio Maynart, ex-professor de Direito da UFS, ex-conselheiro seccional, ex-membro do Tribunal de Ética e da Banca Examinadora da OAB-SE, falecido em 2012.
Em reunião com o deputado Luciano Bispo para discutir a realização da sessão especial, Emanuel Cacho disse que a Associação dos Advogados Criminalistas de Sergipe, juntamente com Venâncio Fonseca (um dos fundadores da entidade e autor do projeto de lei), nutre grande expectativa pelo evento que fará uma justa homenagem à classe. “A Assembleia presta um serviço importante ao criar o Dia Estadual do Advogado Criminalista, pois se trata de um profissional que busca os direitos de defesa e garantias constitucionais do cidadão. A classe é vista como um instrumento para melhorar a convivência social da população”.

29_11_2016_13_08_51
Cacho declarou ainda que a ideia foi logo abraçada por Luciano Bispo. “Ele entendeu que seria interessante também que esse dia fosse o Dia do Defensor Criminalista, do Promotor Criminalista e do Juiz Criminalista, ampliando a homenagem”. Para ele, os deputados mostram a importância do advogado criminalista com essa sessão especial. “Toda vez que é fragilizada uma garantia individual afeta toda a sociedade”, observou Cacho.
Luciano Bispo disse que a sessão é um marco importante para a carreira dos advogados criminalistas em Sergipe, não só pelo estabelecimento de uma data dedicada aos profissionais, como um reconhecimento a uma categoria que atua na luta pelos direitos constitucionais. “Vinha conversando com Cacho sobre essa homenagem e nada mais justo que a data da sessão fosse marcada para dois de dezembro, que será o Dia Estadual do Advogado Criminalista. Teremos um ato na sexta-feira que vai destacar o papel desses profissionais do Direito”.
Advogado criminalista por formação, reconhecido como um brilhante profissional na área por participações históricas em júris, Venâncio Fonseca disse que a data passa a ser assegurada com um decreto de lei que já vigora em outros estados. “Na sexta-feira haverá essa homenagem aos advogados criminalistas, aos juízes que atuam na área, promotores e defensores que trabalham diretamente na área criminal. É uma satisfação muito grande fazer parte desse momento pois parte da minha vida foi advogando na área criminal”.

 

Texto: Agência Alese de Notícias

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo