Por Assessoria Parlamentar
O empresário Sílvio Celso de Lira Pessoa é o mais novo cidadão sergipano. A solenidade de entrega da honraria aconteceu nesta segunda-feira, dia 22, na Assembleia Legislativa de Sergipe, em cerimônia restrita e obedecendo aos protocolos sanitários de enfrentamento da COVID-19.
A indicação do nome de Silvio Celso de Lira Pessoa foi de autoria do deputado estadual Zezinho Sobral (Pode). “Sergipe abraça Celso Lira com muita alegria. Alagoano de nascimento, ele escolheu nosso estado para viver e empreende em Sergipe há 10 anos, contribuindo significativamente com o seu trabalho para o desenvolvimento do pequeno e médio comerciantes sergipanos. Em todo esse tempo, seus esforços fazem a diferença no fortalecimento da nossa gente, gerando empregos e renda. Homenagem merecida e justa”, comemora Zezinho Sobral.
No ano de 2009, Celso Pessoa fundou, em Nossa Senhora do Socorro, o Centro de Distribuição que, em 2012, foi transferido para Aracaju. Atualmente, é o diretor-presidente do Grupo Andrade, composto por quatro empresas, três delas com forte atuação no mercado sergipano, alagoano e pernambucano: a Andrade Distribuidor Ltda, a Meta Distribuidora Ltda e a Mafrios Distribuidora e Importadora Ltda. O grupo é responsável pela geração de mais de 1 mil empregos diretos.
“Para mim e para minha família, é motivo de muita honra ser homenageado como cidadão honorário Sergipano, indicação feita pelo deputado estadual Zezinho Sobral. Iniciamos aqui a trajetória um pouco antes de 2006, através de Alagoas. No ano de 2006, tivemos na cidade de Propriá, em seguida mudamos para Laranjeiras. Em 2012, viemos para Aracaju, onde estamos instalados até hoje. Pisamos no solo sergipano com muita honra, um estado que nos acolhe bastante. Tenho muita gratidão pelos sergipanos. Para nós, é uma felicidade imensa receber essa homenagem”, agradeceu Celso Pessoa.
Pelo trabalho desenvolvido à frente da Andrade Distribuidor, foi ganhador por diversos anos do prêmio de melhor atacadista distribuidor de Sergipe, da ABAD, confirmando a importância da sua atuação para a economia sergipana.
Celso Pessoa começou a trabalhar cedo, ainda em Alagoas, aos 12 anos de idade, ajudando a mãe em um armarinho. Aos 14 anos passou a ajudar o pai na negociação de algodão e aos 17 realizou o sonho de abrir o próprio negócio, sendo emancipado. Em 1988, abriu uma empresa no segmento atacadista em Arapiraca, Alagoas.
O irmão do homenageado, o deputado federal por Alagoas, Severino Pessoa (Republicanos), celebra a vida de lutas e vitórias de Celso Pessoa. “É um motivo de orgulho por se tratar de um empresário, um empreendedor que veio do estado de Alagoas e receber o Título de Cidadão Sergipano. Isso me enche de alegria. Meu pai era um agricultor, analfabeto, minha mãe é uma costureira. Meu pai nos ensinou as diretrizes para o comércio. Celso é um empreendedor que consegue atingir vários estados, sendo distribuidor tanto em Sergipe, como em Alagoas e Pernambuco. Ele atravessa fronteiras”, afirmou Severino Pessoa.
Com o passar dos anos de forte atuação no mercado sergipano e diante da relevante contribuição prestada à economia, notadamente junto aos pequenos e médios comerciantes sergipanos, a Alese aprovou por unanimidade a entrega do título ao empresário Silvo Celso de Lira Pessoa.
Breno França, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Sergipe, Sincadise, parabenizou o deputado Zezinho Sobral pela indicação do nome de Celso Pessoa. “Zezinho foi muito feliz em homenagear Celso que, com muito trabalho e com muita luta, conseguiu e vem conseguindo êxito. Acho que serve de referência para todas as gerações que acham que é possível, sim, conquistar o sucesso e levar desenvolvimento, renda e distribuição social para onde atua. Celso é um empresário brasileiro, nordestino, filho de Alagoas que empresta a sua competência para Sergipe”, afirmou.
Na opinião de Juliano Cesar Souto, vice-presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados e diretor de Comércio Atacadista da Fecomércio de Sergipe, o empresário Celso Pessoa conseguiu, com seu trabalho, sua equipe e família, ampliar as atividades no Nordeste.
“Conheço Celso, atuamos no mesmo segmento, nossas empresas são, mais ou menos da mesma época, era um sonho um empresário local se estabelecer no cenário de atacado e distribuidor que, até então, era dominado pelas grandes empresas nacionais. A ABAD fica muito feliz em ver que empresas locais, com competência e com trabalho, podem chegar ao destaque que o Grupo Andrade, hoje, está alcançando. Como sergipano, é uma felicidade de agregar, agora oficialmente, mais uma pessoa de um coração e de um comportamento exemplar que é Celso”, destacou Souto.