logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese discute a importância do HU/UFS na saúde dos sergipanos

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

O grande expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta terça-feira (23), foi dedicado à palestra: “A importância do Serviço de Hemodinâmica na Saúde de Sergipe”. A propositura, que foi de autoria do deputado estadual Luciano  Bispo (PSD), trouxe a palestra ministrada pelo superintendente do Hospital Universitário (HU/UFS), Professor Dr. Dalmo Correia Filho.

O serviço de hemodinâmica se caracteriza em uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses. As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo.

O deputado Luciano Bispo é o autor da propositura

Na oportunidade, o gestor do HU/UFS também falou dos serviços que são prestados pela unidade hospitalar. “A intenção da palestra é mostrar para os deputados a importância do serviço de hemodinâmica que faz parte do nosso projeto de reestruturação do hospital. Também discutimos o parque tecnológico do hospital que precisa ser renovado para novos serviços que pretendemos colocar em prática, por exemplo: as UTI’s materno e pediátrica, ampliação da capacidade cirúrgica, entre outros”.

Para o deputado Luciano Bispo, os serviços prestados pelo HU/UFS – os quais integram o Sistema Único de Saúde (SUS), é fundamental para os sergipanos. “O hospital  presta assistência qualificada a população que tem a necessidade de ser atendido pelo SUS. Cada atendimento é feito com muita responsabilidade. A proposta é que os deputados possam colocar emendas impositivas para o melhor funcionamento do hospital.

Ainda durante a palestra, o gestor enfatizou a importância do HU/UFS para a população sergipana e também para cidadãos brasileiros que residem em estados vizinhos. Ele falou também sobre o fortalecimento da rede hospitalar em Sergipe, a expectativa do funcionamento da unidade materno-infantil e a retomada dos transplantes de rins após dez anos em pausa.

O superintendente do HU/UFS Dalmo Correia Filho

Deputados

A deputada Linda Brasil (Psol) ressaltou que o HU/UFS é vanguardista na área de pesquisas voltadas para a área da saúde: “a relação da saúde e pesquisa é importante para os profissionais possam resolver questões, que infelizmente outras unidades hospitalares negligenciam.”

Já o deputado Garibalde Mendonça (PDT), destacou que: “a visita da gestão e a foi importante para apresentar a toda sociedade os serviços feitos pelos profissionais e a necessidade da captação de recursos para melhorar, ainda mais, a assistência no HU/UFS.”

Os deputados Luciano Pimentel (PP), Manuel Marcos (PSD) Paulo Júnior (PV), Áurea Ribeiro (Republicanos), e Georgeo Passos (Cidadania), também  fizeram apartes e parabenizaram os profissionais e estrutura e assistência ofertada pelo Hospital Universitário.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo