Promover a conscientização sobre a saúde mental, qualidade de vida e bem-estar. Foi com esse objetivo que a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) por meio da sua Diretoria de Saúde promoveu uma palestra com o tema. Realizada na Escola do Legislativo (Elese) Deputado João de Seixas Dória, o evento faz parte do calendário de ações do ‘Janeiro Branco’.
Em Sergipe, a Lei Nº. 8.257/2017 institui no Calendário Oficial de Eventos a Campanha Janeiro Branco, mês dedicado à realização de ações educativas para a difusão da importância da prevenção da saúde mental.
A regulamentação determina que a sociedade civil deve ser esclarecida sobre a importância da saúde mental e emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade, além de promover palestras sobre a saúde mental e bem-estar, cuidados com a mente e cuidados com a vida.
“Promover momento de integração é ideal para buscar o equilíbrio a saúde mental. Com o momento, queremos que as pessoas reflitam sobre suas vidas, como estão: ações, reações e pensamentos. O objetivo é estimular a qualidade de vida e bem-estar”, destacou a psicóloga clínica e palestrante Andréa Rabelo.
O Brasil lidera um ranking mundial alarmante: o de país mais ansioso do mundo. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros, ou 9,3% da população, convivem com o transtorno de ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O relatório foi publicado em março de 2019.
“O mês de janeiro é estrategicamente escolhido para a campanha, aproveitando o momento em que as pessoas estão traçando metas e planos para o ano. Um olhar mais atento para questões voltadas para o bem-estar mental deve entrar nesta programação”, enfatizou a psicóloga Andréa Rabelo.
Administração e Saúde Mental
Também passando seus conhecimentos e fazendo um paralelo entre a administração e a saúde, o administrador Jorge Cabral também foi um dos palestrantes. “O foco é realizar uma analise do comportamento organizacional. A temática é a saúde mental e a satisfação dos servidores, partindo da inteligência social e emocial e indo até a capacidade da auto-gestão”, explicou.
Para a coordenadora da Diretoria de Saúde da Alese, Izabel Matos. “Discutir ações voltadas para equilíbrio e saúde emocional dos servidores é fundamental para o bom andamento dos trabalhos, qualidade de vida e bem-estar dos nossos servidores”.
A coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Alese, Luana Duarte, foi uma das participantes da palestra. Para ela é importante que espaços como o da Assembleia Legislativa ofertem aos servidores discussões como a do ‘Janeiro Branco’. “Uma tema importante e relevante, pois ,uma pessoa com a saúde mental, em dia, consegue produzir mais e melhor, trazer ações novas e contribui no rendimento. A Alese com esta ação, nos ajuda a ter uma visão mais ampla sobre a nossa importância e como atender bem a sociedade”.
Fotos: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese