ALESE debate Reforma do Ensino Médio durante audiência pública

No dia 03 de março, às 09 horas, a Assembleia Legislativa de Sergipe realizará uma Audiência Pública sobre a Reforma do Ensino Médio no plenário da Casa. Para abordar o tema, foi convidado o educador e filósofo Gaudêncio Frigotto.

Considerado um dos mais importantes teóricos brasileiros em atividade no campo da educação, Gaudêncio Frigotto é mestre em Administração de Sistemas Educacionais e doutor em Educação: História, Política, Sociedade. É ainda professor do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor de Economia Política da Educação aposentado – na Universidade Federal Fluminense.

Sua produção acadêmcia, que inclui mais de 20 livros e 70 capítulos de livros como autor e/ou co-autor, abordam em especial temas como educação e trabalho, educação básica e educação técnica e profissional na perspectiva da politecnia, além de educação e relações de classe do capitalismo no Brasil.

Segundo o pensador, que é discípulo de Paulo Freire, a reforma do ensino médio do Governo Temer resgata retrocessos que remetem ao que há de pior na história da educação brasileira. Dessa forma, a juventude brasileira, vendo o seu futuro e o futuro das próximas gerações ameaçados, ocupou as escolas Brasil afora. Frigotto visitou algumas ocupações e conversou com a comunidade escolar para entender melhor as ameaças que estão em jogo com as mudanças que estão sendo propostas e executadas pelo governo federal, sem qualquer tipo de debate.

O filósofo também defende que é preciso buscar alternativas para barrar o avanço de movimentos conservadores que caminham junto ao empresariado, como o Escola Sem Partido, que se tornaram hegemônicos nas decisões do ensino nacional.

O que: Audiência Pública sobre a Reforma do Ensino Médio com o educador e filósofo Gaudêncio Frigotto

Onde: No plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe

Quando: No dia 03 de março, às 09 horas