Alese concede Título de Cidadania Sergipana para Doutor do IFS

O professor doutor do IFS campus Itabaiana Wagner Lemos

Em sessão Especial na tarde desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), concedeu Títulos de Cidadania Sergipana ao Professor Doutor do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Wagner Gonzaga Lemos. A solenidade aconteceu no plenário da Casa Parlamentar e foi presidida pelo o deputado Paulo Júnior (PV). Já a propositura é de autoria do deputado Adailton Martins (PSD).

A cerimônia contou com as presença de familiares, também prestigiaram o momento, colegas de profissão e  amigos do homenageado. Na oportunidade, Wagner Gonzaga Lemos fez um discurso emocionante sobre “Como é se identificar como um homem negro”, e citou grandes nomes das artes em nosso estado, a exemplo do artista plástico, José Fernandes.

“Muitos dos nomes que fizeram ou fazem parte da nossa história sabem da sua importância, mas desconhecem o tamanho da grandeza que possuem. Outro ponto que quero abordar, é que uma vez em sala de aula, combatendo o racismo que entre nós se manifesta, de diversas formas, perguntaram-me como comecei a me perceber como homem negro, respondi que: Você passa a se identificar como homem negro quando é seguido pelo segurança da loja”, declarou o homenageado, o professor Wagner Lemos.

Marcos Oliveira

A cerimônia foi acompanhada por amigos e familiares do homenageado

Também participando da cerimônia o deputado estadual Marcos Oliveira (PL) que foi aluno de Wagner Lemos entre os anos de 2007 e 2009 falou da alegria de reencontrar o professor e falou sobre o reconhecimento ao docente.

“O Professor Wagner conheço pessoalmente como aluno. Fui aluno dele, em Itabaiana, quando estava preparando pro vestibular. Ele teve o seu trabalho reconhecido por meio da formação acadêmica e sempre estudou grandes personalidades sergipanas. Em nome da Alese ficamos felizes em poder realizar esta homenagem”, destacou o parlamentar Marcos Oliveira.

Currículo

Wagner Lemos é natural de Recife (PE) e mora em Sergipe desde 1992. No estado, fez ensino fundamental, médio e superior em Letras. Ele tem especializações em Linguística e Literatura, mestrado em Letras e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), onde defendeu a tese de mestrado sobre Sílvio Romero.

Desde 2001,Wagner Lemos atua a docência em Sergipe em escolas das redes pública e privada além de cursos preparatório para concursos públicos. Onde ele também  realiza diversas atividades beneficentes  para arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos para doação.

Suas contribuições para o estado também tem participação no Instituto Histórico Geográfico de Sergipe e a Academia Sergipana de Cordel. Atualmente, Wagner Lemos é professor na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Fotos: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese