Alese concede Título de Cidadania Sergipana ao empresário Ramiro Henriques

Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

Na tarde desta segunda-feira, 04, sob autoria da deputada Áurea Ribeiro (Republicanos), foi condecorado com o Título de Cidadania Sergipana o empresário Ramiro Henriques de Lima. Natural da cidade de Picuí, interior da Paraíba, o mais novo cidadão diplomado desembarcou em Aracaju no ano de 1984 com a finalidade de trabalhar como fisioterapeuta, sua profissão de origem. Esta atividade durou nove anos. Em 1993, denominado ‘Carne de Sol do Ramiro’, criou o primeiro empreendimento no Bairro Salgado Filho, na capital sergipana; já no ano de 2002 mudou de endereço. Em decorrência do sucesso gastronômico, ao longo dos últimos 21 anos fundou duas filiais. Realizada no plenário Pedro Barreto de Andrade, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Sessão Especial foi presidida pela deputada Carminha Paiva (Republicanos).

Diante de familiares, amigos, clientes e servidores da Casa Legislativa, o homenageado agradeceu inicialmente à deputada autora da propositura por proporcionar o reconhecimento público, bem como aos demais parlamentares que compõem a 20ª Legislatura por terem aprovado – por unanimidade –, a concessão do título. A oficialização desta homenagem ocorre em virtude da sua atuação na área da saúde pública e particular, educação, e, em especial, da geração de emprego e renda para dezenas de famílias sergipanas ao longo dos últimos 30 anos. No uso da palavra, a deputada Áurea Ribeiro destacou a necessidade de a Assembleia Legislativa seguir multiplicando as homenagens como forma de reconhecimento de profissionais que não são naturais do solo sergipano, mas que na menor Unidade Federativa do país colaboram para o desenvolvimento nas mais variadas áreas de atuação.

“Conceder este título ao empresário Ramiro Henriques de Lima trata-se de um ato justo, necessário e que cumpre o papel social de reconhecer os nobres brasileiros que não nasceram aqui em Sergipe, mas desempenham um trabalho brilhante. Acredito que todos conhecem um pouco do seu talento não apenas como perfil empresarial, mas também pelo serviço prestado. Podemos reconhecer que sua atividade faz parte da culinária sergipana, e fica difícil resumir sua trajetória em nosso estado. Temos esta referência em Aracaju, como também no interior, na minha querida cidade de Lagarto. É com muita felicidade nos reunimos hoje para prestar esta justa homenagem. Deus te abençoe por sua caminhada encantadora, por tão bem saber receber seus clientes e por escolher Sergipe como o seu lar”, destacou a parlamentar.

Vivenciando altos picos de emoção, o homenageado comemorou a entrega do título e destacou que há décadas se sente sergipano. Enaltecendo nomes de gestores públicos que nas décadas de 1980 e 1990 proporcionaram acesso ao mercado de trabalho, Ramiro Henriques informou que sempre foi bem acolhido pela população sergipana em geral. “Antes mesmo de iniciarmos no ramo empresarial, o povo aracajuano me recepcionou tão bem que nos momentos de necessidade, em deixar Sergipe, sentíamos que aqui era lugar da minha família. Aqui cheguei cheio de sonhos e Nicodemos Falcão, então secretário de Estado da Educação, me abriu as portas para dar aula; anos após fui agraciado com a oportunidade de trabalhar no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), na minha área de graduação”, disse.

O momento auge da emoção foi protagonizado por Ramiro Henriques ao afirmar a felicidade em poder constatar que é sergipano por direito. “Pela primeira vez vou falar algo que sempre quis, mas me sentia impossibilitado: meus conterrâneos, eu tenho orgulho em ser sergipano. Sempre quis falar esta frase em todo o canto que vou, mas enquanto me sentia filho desta terra, também percebia que me faltava esse reconhecimento oficial. Muito obrigado, deputada Áurea, e, por vossa excelência, estendo a gratidão aos demais deputados e deputadas que aprovaram a entrega deste título para mim, que também sinto que foi dado para a minha família. Sou sergipano por amor e direito. Obrigado aos amigos, funcionários e clientes que prestigiaram esta tarde inesquecível”, finalizou.

Reconhecimento

Responsável por conduzir a Sessão Especial, a deputada Carminha Paiva revelou ser cliente e testemunha do serviço prestado pelo estabelecimento. “Muito me honra participar deste momento; a sua emoção eu conheço muito bem. No início deste ano tive a oportunidade de receber um diploma igual a este e posso te garantir que este sentimento de gratidão seguirá contigo todo santo dia. Também me sinto agraciada com o seu discurso quando você agradece aos sergipanos e turistas por prestigiar seu trabalho; sou cliente e te digo: seu tempero é muito bom. Com uma simplicidade contagiante, sempre vai nas mesas conversar com os clientes para saber se desejamos mais alguma coisa ou se temos alguma sugestão para dar. Parabéns, Ramiro, você é mais um diplomado que ama o nosso estado e o nosso povo”, disse.

Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese