logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese concede Título de Cidadania Sergipana à chef Mag Lavigne

Em reconhecimento à sua contribuição para a gastronomia e à valorização da cultura sergipana, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) concedeu, nesta segunda-feira (10), o Título de Cidadania Sergipana à chef e empresária Magnólia Oliveira Lavigne (Mag Lavigne). A solenidade, realizada no plenário da Casa, teve como autora da propositura a deputada Áurea Ribeiro (Republicanos). A mesa da solenidade foi composta pela deputada Áurea Ribeiro, pela homenageada e pelo diretor regional do Senac, Nilson Lima.

Natural de Ilhéus, na Bahia, Mag Lavigne construiu em Sergipe uma trajetória marcada pela inovação, pelo resgate dos sabores regionais e pelo fortalecimento da identidade cultural do Estado por meio da gastronomia. Em 2008, fundou o Restaurante Caçarola, localizado no Mercado Municipal de Aracaju, que se tornou referência pela fusão entre tradição e criatividade, além de se firmar como um espaço de convivência e valorização da culinária local.

A mais nova Cidadã Sergipana

Durante a cerimônia, a homenageada expressou emoção e gratidão pelo reconhecimento do Parlamento sergipano.

“É mais que uma honra, é um compromisso. Essa homenagem me faz voltar ao dia da inauguração do nosso restaurante, quando só recebíamos turistas. Hoje, 80% dos nossos clientes são sergipanos, aracajuanos, meus conterrâneos. Não é muita honra? Isso mostra que conseguimos fazer com que o Caçarola fosse não apenas um restaurante, mas um pedacinho da cultura e do coração de Sergipe. Estou muito feliz e profundamente grata, porque é o reconhecimento de um trabalho de 17 anos, que envolveu dedicação, amor e o desejo constante de valorizar os ingredientes e os sabores da nossa terra”, declarou Magnólia.

“Agradeço especialmente à deputada Áurea Ribeiro, que teve a sensibilidade de olhar para a nossa história e enxergar nela um legado. Essa homenagem é também para todos que fazem parte dessa caminhada, os colaboradores, os parceiros, os amigos e, principalmente, os clientes que acreditaram em nós desde o início. Quando penso no quanto Sergipe me acolheu, sinto que recebo este título com o coração cheio de gratidão. Porque hoje, mais do que nunca, posso dizer que sou sergipana de alma e de coração”, completou.

Deputada Áurea Ribeiro

A deputada Áurea Ribeiro, autora da propositura, destacou o papel da homenageada na valorização da gastronomia e da identidade cultural do estado, ressaltando a sensibilidade e a força que marcam a trajetória da chef.

“Este é um título que hoje entregamos a uma grande mulher, guerreira, que veio para Sergipe e aqui desenvolve um trabalho excelente na gastronomia. O destino um dia me levou até o restaurante de Magnólia e, ao conhecer sua história, sua luta e sua entrega, percebi que ela representava perfeitamente o espírito do nosso povo: acolhedor, criativo e perseverante. Magnólia transformou o restaurante dela em um verdadeiro ponto de cultura. No Mercado Municipal, ela não apenas serve pratos deliciosos, mas também conta histórias, valoriza as raízes do nosso estado e mostra para os visitantes o melhor que Sergipe tem a oferecer. A comida dela tem identidade, tem memória, tem afeto. Por isso, este título é mais do que uma formalidade, é uma forma de reconhecimento de alguém que escolheu Sergipe como lar e que contribui todos os dias para que o nosso estado seja mais conhecido e respeitado. É uma honra, como deputada e como sergipana, poder fazer parte desse momento e celebrar essa mulher inspiradora que é Magnólia Lavigne”, afirmou a parlamentar.

Matheus Lavigne

O filho da homenageada, Matheus Lavigne, também participou da solenidade e destacou a força, o exemplo e a dedicação da mãe, que o inspiraram desde a infância.

“A Meg, como todos conhecem, é mais do que uma mãe. Ela é uma amiga, uma apoiadora e uma incentivadora. É uma pessoa que acolhe, que serve e que inspira todos que a conhecem. Sempre vi na minha mãe um exemplo de superação e de amor pelo que faz. Mesmo com uma rotina corrida, ela sempre esteve presente, acompanhando minha vida de perto, me ensinando valores, disciplina e humanidade. Ela me mostrou, com o exemplo, que é possível trabalhar duro sem perder a ternura. Hoje, além de mãe, é também minha parceira de trabalho e de vida. Tenho muito orgulho de ver esse reconhecimento, porque sei o quanto ela lutou para chegar até aqui”, declarou, emocionado.

O amigo e compadre Nilson Lima ressaltou o vínculo afetivo e profissional que Magnólia construiu com Sergipe e o papel que desempenhou na valorização da gastronomia local.

Nilson Lima

“Magnólia é uma pessoa que ficou em Sergipe porque gosta daqui, porque tem amor pelo povo sergipano. Nós acompanhamos de perto toda a sua trajetória, desde os primeiros desafios até a consolidação do restaurante, que hoje é símbolo da culinária e da cultura do nosso estado. Ela valorizou ingredientes, receitas e tradições, levando o nome de Sergipe a outros lugares com orgulho. É uma mulher que faz da cozinha uma forma de expressão e de carinho. Essa homenagem é mais que justa, porque reflete o que ela representa para todos nós. Sergipe está de parabéns por recebê-la como nova cidadã”, afirmou.

Com uma trajetória de mais de duas décadas em Aracaju, Mag Lavigne reforçou sua relação de afeto e pertencimento com o estado que escolheu para viver e empreender. Ao receber o Título de Cidadania Sergipana, passa a integrar oficialmente o rol de personalidades que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Sergipe.

Fotos: Joel Luiz / Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo