Alese concede Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao ITPS

Publicada: 06/07/2022 às 18:53

Por Stephanie Macêdo – Agência Alese

Em Sessão Especial, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) concederam ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) a ‘Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar’, que representa a maior honraria do Poder Legislativo. O ITPS fará em  27 de junho deste ano 99 anos de existência, criado em Sergipe 1923, no governo Graccho Cardoso.

O presidente do ITPS, Kaká Andrade destacou as ações durante nove décadas, o órgão durante a jornada, revelou que o instituto de pesquisa se mostrou relevante para o desenvolvimento econômico do Estado de Sergipe, abrangendo diversas áreas. Revela que o Instituto de Química era formado pelo Laboratório de Análises e Pesquisas e pela Escola de Química de Sergipe, que anos depois, foi transformada em Escola Superior de Química de Sergipe e tornou-se a melhor do Nordeste e a terceira mais importante do país.

Deputados, diretores do ITPS e o presidente da da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec), Gedel Augusto Pereira de Carvalho, participaram da Sessão Especial.

Atualmente, o ITPS é uma autarquia especial vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que tem como atividades principais a execução de serviços tecnológicos especializados, sob a forma de ensaios e análises em água, solo, tecidos foliares, alimentos, fertilizantes, calcário, resíduos industriais, atendendo à demanda de demanda de cidadãos em geral, assim como de pequenos e grandes produtores rurais, empresas e indústrias de todos os portes. A instituição também é destaque na área de pesquisas, sendo importante instrumento para a execução das políticas públicas de desenvolvimento das áreas de ciência, tecnologia e inovação em Sergipe.

“O ITPS tem uma história muito rica. Exatamente no que diz respeito a pensar Ciência, Tecnologia e Inovação, desde o  século passado, exatamente desde 1923, quando só existiam dois importantes institutos de pesquisa no país. O recebimento dessa medalha nos orgulha muito e compartilhamos essa honraria com todos aqueles que por lá passaram. Essa medalha não é minha, essa medalha é do ITPS e da sua história, com relação ao desenvolvimento  socioeconômico, tecnológico e  cientifico no nosso estado”, declarou.

A diretora técnica do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), a química industrial Lúcia Calumby Barreto de Macedo, enalteceu o trabalho primoroso que vem sendo realizado pelo órgão há quase um século de fundação. “Ficamos muito felizes por o  ITPS ter sido agraciado com essa medalha, mês em que comemoramos 99 anos de existência em Sergipe. É um momento muito importante para o Estado, pois o ITPS é uma intuição que pensa em Ciência  e Tecnologia e que ainda se mantém renovada e  moderna, sempre procurando atender aos anseios da sociedade”, destacou. 

Parcerias
O ITPS, também integra –  através de convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) –  a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), e atua em todos os municípios de Sergipe, fazendo verificações e fiscalizações de instrumentos de medir (taxímetros, bombas de combustíveis, balanças, medidores de pressão arterial, medidores de velocidade, hidrômetros, etc.), perícia metrológica em produtos pré-embalados (arroz, feijão, macarrão, congelados, materiais escolares, entre outros) e avaliação da conformidade em centenas de produtos para verificação do atendimento aos critérios e normas técnicas (material elétrico, pneus, eletrodomésticos, brinquedos, produtos têxteis, entre outros).

 

Fotos: Jadilson Simões

Outras notícias para você