Alese concede Cidadania Sergipana para presidente do Grupo Unigel

Por Habacuque Villacorte

Luciano Bispo entrega edição do PDES

A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Zezinho Sobral (PODE), concedeu no final da tarde dessa quinta-feira (4), o Título de Cidadão Sergipano para o fundador e presidente do Conselho da Unigel, o engenheiro Henri Armand Slezynger. O empresário arrendou a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), situada no município de Laranjeiras, retomando e reaquecendo a atividade econômica da região, gerando emprego e renda. O deputado Luciano Bispo (MDB) presidiu a solenidade.

Honrado e emocionado com a homenagem, o empresário disse para os presentes que “estamos muito felizes por estar aqui e com a grande responsabilidade de operar essa magnífica fábrica, com seis meses de atividade e tenham certeza que tudo faremos para corresponder a confiança em nós depositada”, disse Henri Armand, detalhando a responsabilidade social de seu grupo, anunciando investimentos de uma creche e um colégio de ensino fundamental no município de Laranjeiras.

Estou muito honrado e emocionado por vir a Sergipe e receber esta honraria. Esta é uma bela terra, um povo muito amistoso e acolhedor. Agora, como Cidadão sergipano, tenho ainda mais responsabilidade, a parte social também faz parte da nossa história e, a minha maior alegria será voltar aqui e ver as crianças brincando e estudando na creche. Quero agradecer muito a acolhida que recebemos aqui em Sergipe, que tem sido excepcional”, completou o empresário.

Laércio Oliveira

Deputado federal Laércio Oliveira

Prestigiando a solenidade, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) enalteceu a coragem e o compromisso do empresário em investir em Sergipe. “Dr. Henri, na altura da idade dele, entender que ainda tem muito por fazer em favor do setor produtivo e da geração de emprego, da sociedade como um todo. Ele vem a Sergipe e transforma a antiga fábrica da Fafen na Unigel, que hoje faz a produção de amônia do nosso Estado, na capacidade máxima de produção de fertilizantes da fábrica”.

Laércio Oliveira lembrou da luta encampada por parlamentares sergipanos quando as atividades da Fafen foram paralisadas. “Uma solução precisava ser encontrada para aquele local. Na época pujante, você percebia as centenas de transportadoras que atuavam ali, com caminhões parados esperando para serem carregados. As misturadoras que estavam fechadas, retomaram suas atividades e mais quatro estão iniciando. É assim que a economia funciona e faz a máquina rodar, trazendo benefícios para o povo”.

Zezinho Sobral

Deputado Zezinho Sobral e o homenageado

O autor da propositura, deputado estadual Zezinho Sobral, também enalteceu a reabertura da fábrica de fertilizantes no município de Laranjeiras. “Ele recompõe a cadeia produtiva do nosso Estado, restabelecendo as misturadoras, as transportadoras e todos que ali estão associados, tanto na agricultura familiar quanto no agronegócio. O Brasil alimenta mais de um bilhão de pessoas com o que é produzido por aqui e o fertilizante nitrogenado é estratégico para o nosso Estado”.

Zezinho Sobral ainda diferenciou a Unigel por ter acreditado e apostado no potencial de Sergipe, além de ter responsabilidade social. “Geram emprego e renda, mas atua no campo social, assumindo o ensino fundamental, uma creche e tem também a ideia de investir no ensino técnico. Tem uma contribuição extraordinária e, a meu ver, este título, é muito justo, porque contempla alguém que tem compromisso e responsabilidade com Sergipe e com o povo querido de Laranjeiras”.

Luciano Bispo

O presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo, fez uma saudação especial a todos os presentes que vieram prestigiar a entrega do Título de Cidadão, enumerou os avanços com a retomada da antiga fábrica da Fafen e aproveitou a oportunidade para entregar ao homenageado uma edição do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES) de Sergipe, desenvolvido pela Alese em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Fotos: Joel Luiz

Outras notícias para você