Alese concede Cidadania Sergipana para ministro Bento Albuquerque

Por Habacuque Villacorte

A Assembleia Legislativa de Sergipe, por iniciativa do deputado estadual Zezinho Sobral (PODE), fez a entrega do Título de Cidadão Sergipano, na tarde dessa segunda-feira (2), para o ministro de Minas e Energia do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Bento Albuquerque.

A entrega da honraria foi feita durante uma solenidade promovida pelo governo do Estado, no Teatro Tobias Barreto, quando na oportunidade o governador Belivaldo Chagas (PSD) também fez a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aperipê para o auxiliar do governo federal.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo (MDB) prestigiou a solenidade, junto com os deputados Garibalde Mendonça (MDB), Diná Almeida (PODE) e Luciano Pimentel (sem partido). O ministro também participou da inauguração da fábrica da Unigel Agro Sergipe (antiga Fafen), em Laranjeiras.

Bento Albuquerque

Bento Albuquerque: “me sinto honrado”

O ministro agradeceu a honraria pontuando sua satisfação com a honraria. “Com o sentimento de alegria quero agradecer ao governador pela Medalha, ao presidente Luciano Bispo e ao deputado Zezinho Sobral pelo Título de Cidadão Sergipano, por tão distintas homenagens e condecorações”.

“Essas homenagens transcendem aspectos pessoais e, por deve de justiça, compartilho elas com todos os servidores e colaboradores do Ministério de Minas e Energia. Seguiremos mais comprometidos e zelosos para que Sergipe continua na posição de destaque, que siga sendo referência”, completou o ministro.

Bento Albuquerque ainda refirmou seu compromisso de lutar pela promoção da transformação sustentável dos recursos naturais. “Reforço fico sensibilizado e honrado com esta homenagem. Gestos como estes nos motivam a promover o aprimoramento dos setores de energia e mineração”.

Zezinho Sobral

Deputado estadual Zezinho Sobral

O autor da homenagem, deputado Zezinho Sobral, explicou as razões que lhe levaram a conceder a honraria. “Em 2019 nós acompanhamos a formação do grupo que criava o Novo Mercado do Gás. Isso para Sergipe é importante e necessário, a Petrobras já não dava conta dos investimentos, com esses poços”.

“A lei do Novo Mercado do Gás e a sua regulamentação, que a articulação do ministro Bento Albuquerque, deu uma projeção para Sergipe gigantesca, resultando nisso que estamos vendo hoje, com atração de investimentos. Estamos falando de um ministro que está entre os tops 100 dos mais influentes do Brasil”, completou Sobral.

Para Zezinho uma fala do ministro Bento sobre as potencialidades de Sergipe representa “um selo de qualidade”. “Ele é um avalista do desenvolvimento do nosso Estado. Por isso uma homenagem para quem quer fortalecer Sergipe, quem quer criar as condições adequadas e traz os olhos dos investidores internacionais para cá”.

“Quando Fafen hibernou, meu deu um desespero, mobilizou-se de vereador a governador e você ouviu dos relatos que só foi possível porque não se mediu esforços, porque ninguém criou obstáculos para a Unigel entregar 70 caminhões da produção por dia. É um fato histórico para ser comemorado”, concluiu Sobral.

Luciano Bispo

Luciano Bispo cumprimenta governador

Quem também aprovou a indicação do ministro Bento Albuquerque foi o deputado Luciano Bispo. “Um ministro que enumerou ações e recursos voltados para o desenvolvimento de Sergipe. Fazendo com que a Lei do Gás fosse modificada, beneficiando o nosso povo, ajudando na retomada da produção da antiga fábrica da Fafen, entregando diariamente 70 caminhões, gerando emprego e ICMS para o nosso Estado. Um título justíssimo da Alese para o ministro Bento Albuquerque”.

Garibalde Mendonça

Outro que aprovou a indicação feita por Zezinho Sobral é o também deputado Zezinho Sobral. “Quando o ministro vem a Sergipe e traz investimentos para o nosso Estado, nada mais justo que o governo e a Assembleia Legislativa reconheçam e prestem suas homenagens. Nós temos que agradecer tudo o que o governo federal vem fazendo aqui para a nossa gente e o ministro hoje demonstrou tudo o que o governo está trazendo. E nós agradecemos à gestão por todos esses investimentos, com Sergipe sendo privilegiado”.

Luciano Pimentel

O deputado Luciano Pimentel enalteceu todas as honrarias concedidas pelo governo do Estado e pela Assembleia Legislativa, para o ministro Bento Albuquerque e para as personalidades, das iniciativas e privadas, com destaque para o deputado federal Laércio Oliveira (PP) “que contribuíram para o desenvolvimento do setor de Petróleo, Gás e Fertilizantes no Estado”. Pimentel também destacou os decretos e protocolos de intenção assinados pelo governador que tratam das iniciativas do Governo Estadual no setor de gás natural e fertilizantes, destacando também a Cidadania Sergipana para o auxiliar do governo federal.

Fotos: Joel Luiz