Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese
Nesta segunda-feira, 24 de outubro, o Estado de Sergipe celebra o ‘Dia da Sergipanidade’. Por muitos anos, o dia 24 de outubro era uma data extraoficial para as comemorações da sergipanidade. Contudo, no ano de 2019 a data entrou de vez para o Calendário Oficial do Estado de Sergipe por meio da Lei Estadual 8.601/2019, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo.
Programa Especial
Para celebrar a data, a TV Alese exibirá logo mais, às 10h, um programa especial que abordará, com profundidade, a origem do Dia da Sergipanidade. O conteúdo histórico sobre a sergipanidade será narrado por dois renomados intelectuais: o doutor em História e Filosofia da Educação, Jorge Carvalho do Nascimento, e o professor, autor e doutor em Arte Cênica, Lindolfo Amaral.
Durante o programa, os participantes descrevem bem o que é ser sergipano, e destacam que a data enaltece o sentimento e a coragem dos sergipanos e sergipanas na reafirmação dos seus interesses e projetos mais coletivos.
Lindolfo Amaral lembra que a data em Sergipe já vem sendo festejada há mais de 21 anos, nesse tempo a identidade dos sergipanos imprimida a cada ano. “Temos muito o que falar sobre lugares, prática saberes e cresças para caracterizar a identidade sergipana”, comentou durante o programa.
Na sua fala o comentarista faz menção de vários autores que trabalharam sobre o tema Sergipanidade, cenário em que citou a pesquisa desenvolvida pela professora e autora Núbia Marques, no ano de 1987, e que se tornou tema do livro ‘Hegemonia cultural na escola’. Lindolfo explica que a pesquisa levava aos estudantes a observarem vários aspectos da sergipanidade. E o resultado da pesquisa revelava que poucos se conhecia das manifestações sergipanas.
Nesse cenário, o doutor Jorge Carvalho também destacou aspectos da história do Brasil e de Sergipe. Destacou que além da separação dos estados, da Bahia e de Sergipe, o dia 24 de outubro comemora a identidade de um povo, celebra cultura, a arte, a culinária, além dos bens que compõem os patrimônios material e imaterial. Vale conferir o conteúdo do programa e ficar por dentro de curiosidades e fatos que marcam o Dia da Sergipanidade.
Reprise
Além do horário da manhã, às 10h, o programa especial sobre o Dia da Sergipanidade será reprisado hoje à noite, às 18h. Para acompanhar a exibição, basta sintonizar o canal aberto da TV Alese (Canal 5.2), ou ainda, pela plataforma da Tv no You Tube.
Foto: Irineu Fontes