Aconteceu na tarde desta segunda-feira (16) na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Sessão Especial que celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual e 25 anos da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise).
A iniciativa do deputado Paulo Júnior tem o objetivo presta serviço de assistência e de defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual.
“O objetivo deste encontro é seguir a legislação e contribuir ainda mais na inclusão social e fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência visual”, enfatizou o deputado Paulo Júnior.
Em 2023, foi aprovada e sancionada Lei n° 9411/2023, que assegura a emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito em braille em Sergipe. “A legislação estabelece que cartórios do estado forneçam esses documentos em braille. Quando solicitados, além de divulgarem a informação da lei em local de fácil visualização, de sua autoria, além de assegurar a emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito em braille em Sergipe”, complementou o deputado Paulo Júnior.
Para a deputada Linda Brasil (PSOL), reivindicar políticas públicas para as pessoas com deficiência visual. “O Brasil tem várias legislações em defesa das pessoas com deficiência, mas infelizmente muitas delas não são aplicadas como deveriam. O nosso objetivo é cobrar do Poder Público uma maior efetividade destas políticas públicas”, explicou.
Adevise
A Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise) celebra neste mês, 25 anos de existência. A entidade é responsável pela prestação de serviço de assistência e de defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual. “No local, os associados participam de atividades esportivas, educativas e artísticas como: pintura, artesanato, brailer, informática, canto, português, yoga e goaball (esporte criado para pessoas com deficiência visual)”, contou o presidente da Adevise, Adriano Matias Rocha.
“Celebrar os 25 anos da Adevise é muito importante para nós, que fazemos parte da comunidade com deficiência visual em Sergipe. Lá as pessoas conseguem desenvolver habilidades e ter uma maior interação social”, falou o jornalista e ex-vereador por Aracaju, Lucas Aribé.
O artista plástico Jemisson Silva é uma das pessoas assistidas pela Adevise. Ele conta que participa das aulas de pintura há um ano. “Consegui me desenvolver muito e explorar ainda mais, a minha arte”, declarou.
Pessoas Com Deficiência Visual
De acordo com dados o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,5 milhões de pessoas em todo o País apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%).
Fotos: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese