16/2/2022
Por Assessoria Parlamentar
Segue para sanção governamental, Projeto de Lei 19/2022 que concede ao município de Santana do São Francisco, o título de “Capital Sergipana do Artesanato de Barro”. A proposta, aprovada nesta quarta-feira (16) pela Assembleia Legislativa, é de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB). “Entendemos ser um título justo, considerando a riqueza e a beleza das obras dos artesãos que transformam barro em artes que são conhecidas por todo o Brasil e parte do mundo”, afirmou Maria, ao agradecer aos colegas por votar favorável à sua proposta.
A parlamentar ressaltou que a ideia é reconhecer e valorizar o município que, além de levar o nome de Sergipe a todos os cantos, é responsável por gerar emprego e renda para cerca de 70% da comunidade local. São homens e mulheres que trabalham na cadeia produtiva do artesanato”, disse, observando que a ação começa com a retirada do barro até a comercialização das peças, tanto para o mercado interno quanto para o externo. “Várias reportagens revelam a grandeza da arte produzida pelos artistas santanenses”, frisou.
Distante 132 km de Aracaju, a antiga Carrapicho (como era chamado Santana do São Francisco) possui cerca de sete mil habitantes. Na cidade é fácil encontrar diversos ateliês, além de uma grande área que abriga os artesãos que expõem e comercializam as suas obras. “Agora, é aguardarmos a sanção por parte do governador Belivaldo Chagas para que esse título, de fato, seja garantido por meio de Lei estadual”, disse, lembrando que há algum tempo, o Governo do Estado, através do projeto Dom Távora, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), cedeu um veículo adaptado para ajudar os artesãos a vender as suas mercadorias.
Foto: Jadilson Simões