Alese aprova PL de Talysson que cria o Dia do Idoso Institucionalizado

Por Assessoria do Parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou nesta quarta-feira, 31, Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado estadual Talysson de Valmir, PL, que institui o Dia do Idoso Institucionalizado, a ser comemorado todos os anos no quarto domingo do mês de julho. “Tenho certeza de que a criação de uma data especial trará inúmeros benefícios aos nossos idosos acolhidos nas mais diversas instituições, graças à visibilidade que a comemoração proporcionará”, defende Talysson. Com a aprovação, o PL segue para sanção do governador Belivaldo Chagas.

O parlamentar explica que objetivo do projeto foi o de criar uma cultura duradoura de atenção e de reflexão da sociedade para com esse público: quem são, como foram parar nessas instituições de acolhimento, o que precisam e como podemos ajudar. “Recentemente estive no Same e pude conhecer mais um pouco o dia a dia das pessoas ali assistidas. Penso que a sociedade precisa acordar para a situação do idoso institucionalizado. Todos podemos ajudar. Uma visita, um sorriso, uma palavra de conforto e esperança podem fazer a diferença nas vida dessas pessoas especiais”, diz Talysson.

O deputado explica ainda que o quarto domingo do mês de Julho foi escolhido especialmente para coincidir com a data definida pelo Papa para o do Dia do Idoso no âmbito da Igreja Católica. No corpo do Projeto de Lei, o parlamentar destaca que esta data poderá incentivar a realização de ações conjuntas entre a instituição religiosa, as comunidades e o Estado, sempre no intuito de promover a dignidade humana dos Idosos Institucionalizados, dispensando-lhes a atenção e o carinho que muitas vezes lhes falta. “ Não pretendemos, por óbvio, que o benefício aos idosos institucionalizados decorrentes desta Lei se concentrem em um único dia do ano. De modo diverso, com a presente propositura, desejamos vivamente incentivar que os asilos, casas de repouso e demais instituições acolhedoras de idosos se transformem em verdadeiros celeiros de vida e de cidadania, nos quais estas pessoas, que tanto contribuíram para a construção de nossa sociedade, vivam uma velhice saudável, duradoura e de paz” reforça.