logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese aprova PEC que amplia proteção contra discriminação em Sergipe

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovaram, por maioria, em 2° turno, nesta terça-feira (9), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 01/2025, que amplia a proteção contra discriminação por raça, cor, sexo, idade, classe social, orientação sexual, identidade de gênero, deficiência física, mental ou sensorial, convicção político-ideológica e crença religiosa.

Apresentada pela deputada Linda Brasil (Psol), a proposta atualiza a Constituição Estadual para contemplar grupos que ainda enfrentam altos índices de violência e preconceito, fortalecendo a atuação do Estado na defesa dos direitos humanos. A medida torna Sergipe o primeiro estado brasileiro a incluir explicitamente a identidade de gênero na categoria de garantias de direitos individuais e proteção contra a discriminação.

“É um fato histórico. Fico muito feliz em ser autora desta PEC, que inclui as mulheres trans na proteção constitucional. Espero que esta conquista sirva de exemplo para outros estados e contribua para o combate à violência contra pessoas trans e de diferentes orientações sexuais”, declarou a deputada Linda Brasil.

Identidade de gênero

O termo identidade de gênero, reconhecido por documentos internacionais como os Princípios de Yogyakarta, refere-se à forma como cada pessoa percebe e vivencia seu próprio gênero, podendo ou não corresponder ao sexo atribuído ao nascimento. Com a aprovação da PEC, a Constituição de Sergipe reforça o combate legal a diversas formas de discriminação, prevendo punições para quem praticar tais atos.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo