Ir para o conteúdo

logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese aprova Moção que sugere extinguir contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas

Por Assessoria da Parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou Moção de Apelo para que o Governo encaminhe ao Parlamento, Projeto de Lei revogando a contribuição previdenciária de 14% para servidores públicos aposentados e pensionistas. O pedido foi da deputada Maria Mendonça (PSDB), ao justificar o drástico cenário de miséria imposto pela pandemia, cujo impacto negativo na economia fez encolher o poder de compra dos trabalhadores públicos do Estado, que há nove anos estão sem reajuste salarial.

“O Governo de Sergipe precisa se sensibilizar com a causa dessas pessoas que, infelizmente, estão sendo massacradas. É um absurdo você tirar do salário de um aposentado, R$ 800 ou R$ 900. Durante toda uma vida, eles contribuíram e, agora, no momento em que mais precisam, sofrem restrições”, lamentou a deputada, ressaltando que essa é uma questão de humanidade. “Precisamos exercitar a empatia”, afirmou.

A parlamentar lembrou que parte considerável dos rendimentos desses aposentados é comprometida com medicamentos e outros cuidados com a saúde. “Recentemente, recebemos a notícia de que houve um aumento da Receita Corrente Líquida do Estado em de 6,93%. Para completar essa situação, houve, também, uma diminuição de despesas com o pessoal. Isso fez com que o Limite de Responsabilidade Fiscal passasse de 47,38% para 46,84%”, justificou.

Maria Mendonça entende que o Estado não está mais em déficit previdenciário, “portanto, esse desconto pode e deve ser revogado de imediato”. Ela disse que, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Diese), “o Governo já conseguiu o enquadramento na LRF, que à época em que criou a contribuição dizia não ter. Agora precisa adotar medidas para acabar com o sofrimento dos aposentados e pensionistas”.

A deputada contou que muitas dessas pessoas relatam situações de extrema necessidade, inclusive de insegurança alimentar. “É duro vermos alguém que já deu a sua contribuição ter que viver uma velhice de forma indigna. Eles já foram penalizados demais”, apelou Maria Mendonça.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Video Player is loading.
Current Time 0:00
Duration 0:00
Loaded: 0%
Stream Type LIVE
Remaining Time 0:00
 
1x
    • Chapters
    • descriptions off, selected
    • subtitles off, selected
      Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
      plugins premium WordPress