Alese aprova indicações de Kitty Lima para o fortalecimento da luta contra a Covid-19 em Sergipe e suas consequências

Por Assessoria Parlam

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou nesta terça-feira, 03, três importantes indicações da deputada estadual e líder da oposição, Kitty Lima (Cidadania), para o fortalecimento da luta contra a Covid-19 em Sergipe. As iniciativas propõem o fortalecimento da rede de apoio aos pacientes infectados com a abertura de novos leitos de UTI em hospitais no interior do estado; dá prioridade à vacinação de pessoas com deficiência intelectual e seus tutores legais; e sugere a criação de um benefício financeiro específico aos trabalhadores de eventos sociais.

Desde o início da pandemia a deputada Kitty Lima tem buscado incansavelmente formas para ajudar os sergipanos a enfrentarem a maior crise sanitárias dos últimos tempos que já vitimou quase 600 mil pessoas em todo o país, além de pleitear atenção especial aos trabalhadores de diversas categorias e às parcelas da população mais atingidas pelos decretos restritivos impostos pelo Governo do Estado.

Nesta terça-feira, 03, a Alese aprovou três indicações de autoria da deputada Kitty Lima neste sentido, a primeira delas solicitando a abrangência de pessoas com deficiência intelectual, bem como seus responsáveis legais, dentro dos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19. Pessoas com síndrome de Down e autismo já estão inseridas no grupo prioritário – indicações levadas anteriormente pela própria parlamentar à gestão estadual – agora Kitty Lima quer ampliar essa rede de proteção às pessoas com outras necessidades especiais que precisam ser priorizadas no processo de imunização.

“Temos lutado muito para priorizar a vacinação de diversos grupos e as pessoas com qualquer tipo de necessidade especial precisam estar inseridas nesse processo. São pessoas que possuem dificuldades alimentares e de funções de estruturas orgânicas como o sistema imunológico e respiratório que tornam imprescindíveis a referida ampliação, bem como a extensão da imunização de seus cuidadores e tutores legais. Conseguimos conscientizar a Casa sobre essa importância e agora esperamos que o governador Belivaldo Chagas coloque em prática esta indicação”, explicou Kitty.

Em outra indicação, Kitty pede que o Governo do Estado crie novos leitos de UTI em hospitais do interior do estado para desafogar as alas nas unidades de saúde em Aracaju, onde há grande procura pelas UTIs, e reduzir assim a fila de espera por vagas.

“Muitas pessoas contaminadas por esse vírus acabam necessitando de cuidados especiais que só podem ser feitos nas UTIs e infelizmente o número de leitos não tem comportado a demanda de pacientes, sem contar que muitos deles acabam tendo que se deslocar do interior do estado em busca de vagas na capital. O número de pacientes cresce, mas o de leitos continua o mesmo”, lamenta a deputada.

Diante desta realidade, Kitty Lima reforça a necessidade de abertura de novos leitos de UTI em hospitais localizados no interior do estado de forma a facilitar o atendimento às pessoas com o vírus e aliviar assim o gargalo das filas de espera por vagas de UTI.

“A ausência dessas vagas no interior do estado acaba sobrecarregando as unidade da capital que não estão conseguindo dar conta da demanda de todo o estado. Abrindo esses novos leitos conseguiríamos viabilizar um atendimento mais adequado, oportunizando mais saúde e assegurando assim o direito à vida de todos os sergipanos”, pontuou.

Auxílio

Desde a implementação do decreto governamental que limitou o funcionamento do comércio em todo o estado e a atuação de profissionais de diversas áreas, principalmente os de eventos sociais, muitas pessoas têm enfrentado inúmeras dificuldades para pagar suas contas e até mesmo colocar o que comer na mesa.

Preocupada com a realidade de milhares de famílias nesta situação, Kitty Lima apresentou uma indicação solicitando que o Governo do Estado criasse um auxílio emergencial exclusivo ao setor de eventos sociais sem vinculação e exigência do CADÚNICO.

“Os trabalhadores dessa área dependiam exclusivamente das festas como casamentos e aniversários para tirar o sustento de suas famílias, e com os decretos que proibiram essa tipo de aglomeração, muitos deles ficaram sem ter de onde obter renda, chegando até a venderem seus equipamentos de trabalho para pagar as despesas do dia a dia. Por isso estamos solicitando um olhar mais sensível do governo a estas pessoas que não se enquadram nas condições para receberem o auxílio emergencial por conta do CADÚNICO. Espero que Belivaldo Chagas se sensibilize com a situação desses pais e mães de família e disponibilize o mais rápido possível esse beneficio”, afirmou Kitty.