ALESE aprova indicação que solicita a recuperação da iluminação pública na entrada de Aracaju

Por Assessoria

A Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), aprovou nesta terça-feira (18) uma indicação de autoria do dep. estadual Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA), que solicita ao Superintendente do DNIT-SE, Alexandre Monteiro da Cunha, a recuperação da iluminação pública no trecho que liga o município de Nossa Senhora do Socorro ao município de Aracaju, via BR-101.

“O trecho da BR-101 que liga a capital sergipana ao município de Nossa Senhora do Socorro encontra-se às escuras, colocando a vida de motoristas e moradores da região em risco. A falta de iluminação, além de causar graves acidentes, ainda é um atrativo para a marginalidade”, disse o deputado.

Além dessa indicação, os deputados também aprovaram outras duas de autoria de Dr. Samuel Carvalho:

Uma que solicita que a Secretaria de Estado da Saúde verifique a possibilidade de firmar parceria com o Hospital Universitário (HU-UFS) para utilizar a nova Unidade Materno Infantil, a fim de beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, dada a carência de leitos maternos em Sergipe.

E outra que solicita ao Governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – SEIAS, que sejam tomadas medidas urgentes para organizar as filas formadas em frente ao Restaurante Popular Padre Pedro, em Aracaju, com distanciamento mínimo de 1 metro, ou a reorganização para distribuição das senhas, a fim de evitar aglomeração.

Sobre o HU, a propositura atende a solicitação da Comissão dos aprovados no Concurso Público promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH/HU-UFS, que informou que as obras da unidade materno-infantil do Hospital Universitário, situado na capital sergipana, foram concluídas, mas necessitam de pactuações com o Governo do Estado e/ou a Prefeitura de Aracaju para iniciar seu pleno funcionamento.

O prédio conta com seis pavimentos e com previsão de cento e dezoito leitos. A Unidade Materno Infantil terá capacidade para realizar cerca de 300 partos mensais. O prédio contará com UTI Neonatal, UTI Adulto, UTI Pediátrica, leitos de Enfermaria e Berçário.

Segundo Dr. Samuel, a Comissão pede celeridade na resolução dessa questão, “visto que a sociedade sergipana, especialmente mães e bebês, necessitam de um atendimento integral e humano, já que as maternidades estão sobrecarregadas”.