Alese aprova indicação de Kitty Lima para convocação de aprovados no concurso da CBM/SE

Por Assessoria da Parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou na sessão remota da Casa ocorrida no último dia 16, uma indicação apresentada pela deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), direcionada ao governador Belivaldo Chagas, para convocação da candidatos aprovados no último concurso para soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE).

O pedido representa um compromisso da deputada com o grupo de 200 aprovados no último concurso público, realzado em junho de 2018, que tem buscado apoio de parlamentares para pressionar o governador Belivaldo Chagas para a convocação de todos os candidatos aptos a assumirem suas funções.

“Todos os aprovados ja realizaram a pré-inscrição no curso de formação em janeiro de 2019, como determina o cronograma do edital do concurso, inclusive os exames para inspeção médica. No entanto, apesar do baixo efetivo da corporação, nem todos os aprovados foram convocados, mesmo tendo se passado dois anos da realização do concurso e das promessas do governo de que todos eles seriam chamados durante a celebração dos 100 anos do Corpo de Bombeiros neste ano, o que não ocorreu. Isso foi o que nos motivou a apresentar essa indicação solicitando ao Governo do Estado essas convocações, principalmente frente a necessidade de fortalecer o efetivo para atendimento dos chamados em todo o estado”, explica Kitty.

A parlamentar lembra que em 2017 o Ministério Público Estadal (MPE) ajuizou ação contra o Governo de Sergipe solicitando a incorporação de cerca de 700 bombeiros, o que motivou a realização do concurso público no ano seguinte.

“Não podemos permitir que o Corpo de Bombeiros continue com déficit no número de homens e mulheres, de guerreiros que atuam diariamente pas salvar vidas. É imprescindível que haja essa convocação porque, atualmente, a corporação não possui condições de atender chamados simultaneamente por todo o estado por conta justamente desse baixo efetivo. É a vida dos sergipanos que precisamos assegurar com o reforço desse efetivo”, pontua Kitty.

Desde o ano passado, Kitty Lima tem se reunido com membros da comissão formada por aprovados no último concurso para elaborar formas de pressionar o governo para convocação dos aprovados.

“Essa não é apenas uma luta dos aprovados, mas também da corporação e da sociedade. O Corpo de Bombeiros deveria ter em seu quadro o mínimo de 1.194 bombeiros para atender toda a população sergipana, o que não ocorre, acumulando um déficit de cerca de 56% do efetivo. Essa lamentável realidade só reforça a necessidade dessa convocação imediata”, cobra a deputada.

“Esperamos agora que com a aprovação dessa indicação o governador Belivaldo Chagas compreenda necessidade e a urgência dessas convocações e efetive todos os aprovados. Essa não seria apenas uma conquista desses homens e mulheres que estão se doando para salvar vidas, mas também de toda a sociedade”, torce Kitty.