Alese aprova diversas moções em votação entre deputados

11/8/2022

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

O plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou diversas moções em votação realizada na quarta-feira, 10 de agosto. As proposituras serão encaminhadas aos destinatários como forma de apelo ou de aplauso.

Moção Nº 161/2022

A moção de apelo é direcionada ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e ao líder da bancada sergipana, deputado Bosco Costa, e pede apoio para a aprovação dos projetos de lei em trâmite na Câmara Federal, Nº 1559/2021, Nº 2.028/2021 e Nº 3.502/2021, que dispõem sobre o piso salarial profissional do farmacêutico.

Moção Nº 162/2022

A moção de apelo é direcionada aos deputados federais sergipanos, Bosco Costa, Fábio Reis, Fábio Henrique, Fábio Mitidieri, Gustinho Ribeiro, Laércio Oliveira, João Daniel, Márcio Macedo, a fim de que possam envidar esforços junto ao Governo Federal e ao presidente da Petrobrás para que efetuem a reativação dos poços de petróleo da região do Vale do Cotinguiba, em Sergipe, que estão inativos há mais de dois meses.

Moção Nº 166/2022

A moção de aplauso é dirigida aos militares do Comando de Operações Especiais (COE), subtenente. Ubiraci da Conceição, 3º sargento José Ricardo Alves de Jesus, 3º sargento José Erich Santos, cabo Wesley de Souza Barboza, e os soldados, Egnaldo Félix da Silva, Pedro Erivelton C. dos Santos, Tércio Cardoso dos Anjos e Gabriel Guedes Barreto, que atuaram no combate ao incêndio que ocorreu nas dependências do comando de operações especiais.

Moção Nº 167/2022

A moção de aplauso à Universidade Federal de Sergipe (UFS) pela classificação entre as cinco melhores universidades do Brasil, no Times Higher Education World University Rankings 2022, sendo a mais bem ranqueada da região Nordeste.

Moção Nº 168/2022

A moção de aplauso é direcionada às integrantes da “equipe Dragon Boat Mulheres de Peito Remando com Garra”, através da capitã do time, Lidivânia Santos, pelo resultado alcançado no “Carranca Boat Roama”, 3º Festival Dragon Boat do Nordeste, para sobreviventes de câncer de mama, realizado na Bahia.

Moção Nº 169/2022

A moção de aplauso pela inserção do estado como novo signatário de compromisso da Organização das Nações Unidas (ONU), dentre dez estados do Brasil.

Moção Nº 170/2022

A moção de aplauso é dirigida à Universidade Federal de Sergipe, por intermédio do reitor, professor Valter Joviniano de Santana Filho, e ao departamento de morfologia, na pessoa do professor José Aderval Aragão, pelo prêmio que recebeu do The International Scientist Awards on Engineerring.

Você sabe o que é moção?

A moção é uma proposta formal de um membro da Assembleia Legislativa para que seja tomada uma determinada ação em nome da Assembleia. Moção de apelo pede a outros órgãos que seja realizada alguma atitude, enquanto moção de aplauso é uma homenagem a órgãos ou pessoas por algum trabalho desempenhado.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese