logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese aprova criação da Universidade Estadual de Sergipe

Os deputados estaduais aprovaram, na noite desta segunda-feira (29), durante sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 419/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria a Universidade Estadual de Sergipe (Unese), estabelece os objetivos da instituição, sua estrutura organizacional, fontes de financiamento e o quadro de pessoal. A iniciativa tem como finalidade ampliar o acesso ao ensino superior e fortalecer o desenvolvimento da pesquisa, da inovação e da extensão universitária no estado.

A nova instituição será estruturada como uma autarquia estadual, com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e terá como finalidade ofertar cursos de graduação e pós-graduação, além de desenvolver atividades de pesquisa, extensão e inovação tecnológica, alinhadas às demandas sociais, econômicas e culturais de Sergipe.

A criação da Unese busca reduzir desigualdades no acesso ao ensino superior público, ampliar as oportunidades de formação acadêmica para a juventude sergipana e contribuir para o desenvolvimento regional sustentável. Atualmente, o estado conta apenas com instituições públicas vinculadas ao sistema federal, o que limita a oferta de vagas no ensino superior.

Ainda conforme a proposta enviada pelo Governo do Estado, existe um cenário de acesso limitado ao ensino superior público no estado. O PL informa dados do Censo Demográfico de 2022 que indicam que apenas 13,4% da população sergipana com 18 anos ou mais possui ensino superior completo. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a taxa líquida de escolarização permanece praticamente estagnada, variando entre 17% e 19% na última década.

O projeto prevê também a priorização de cursos em áreas com maior demanda social e carência de oferta pela rede pública, além da adoção de um modelo de gestão moderno e integrado às políticas públicas de educação, ciência, tecnologia e inovação.

A inovação constitui um dos eixos estratégicos da atuação da Unese. Um dos principais pilares dessa diretriz será a criação de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado ao Gabinete do Vice-Reitor, com a finalidade de articular a universidade com o setor produtivo e o poder público, fomentar soluções regionais e incentivar o empreendedorismo acadêmico.

Foto: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese

 

Outras notícias para você

Acessar o conteúdo