Por Luciana Botto- Rede Alese
O deputado estadual Talysson de Valmir (PR) cobrou do Governo do Estado, através de Moção de Apelo nº33/2019, a intensificação nas campanhas de prevenção contra a Aids, aprovada pela Casa Legislativa na última votação, que aconteceu no dia,25.
Em sua justificativa, Talysson argumenta que ações de prevenção a Aids é a forma mais eficaz para evitar a expansão da infecção, uma vez que no ano de 2019 já somam 128 novos casos no estado, no público com idade entre 19 e 29 anos.
Em Sergipe, de acordo com dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde, casos contabilizados a partir de 1987, somam 7.600 pessoas infectadas com o vírus da Aids.
“Com o número alto de infecções pela doença, precisamos intensificar ações de prevenção contra a Aids”, ressaltou o deputado Talysson
Ações
Em relação à prevenção, o Brasil vem diversificando as ações dentro de um conceito de prevenção combinada (uso de vários métodos), que inclui a distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, ações educativas e ampliação do acesso a novas tecnologias, como testagem rápida (incluindo fluido oral), profilaxia pós-exposição e profilaxia pré-exposição.
O Governo Federal financia o tratamento para o HIV/aids no país. Desde 2013, o país adotou o tratamento para todos, independentemente da quantidade de vírus e da situação imunológica do paciente. Desde então, até dezembro de 2018, 593 mil pessoas com HIV/aids estavam em tratamento no país. A maioria (87%) faz uso do dolutegravir, um dos melhores medicamentos do mundo, que está disponível gratuitamente no SUS. O medicamento aumenta em 42% a chance de supressão viral (que é diminuição da carga viral do HIV no sangue) entre adultos, quando comparado ao tratamento anterior, usando o efavirenz.
Com informações: Agência Saúde
Foto: Divulgação- https://www.esteticas.com.br