logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Além da Pauta reprisa programas sobre Plano de Desenvolvimento de SE

Por Aldaci de Souza

O Programa Além da Pauta apresentado pelas jornalistas Kátia Santana e Sarah Medeiros, na TV Alese, canal 5.2 será reprisado a partir desta terça-feira, 18, destacando o Plano Estadual de Desenvolvimento de Sergipe (PDES) elaborado pela Assembleia Legislativa de Sergipe juntamente com a Fundação Dom Cabral.

Presidente Luciano Bispo diz que o PDES é um presente para os sergipanos (Foto/Reprodução TV Alese)

A primeira reprise será sobre o tema: “Os objetivos e o trabalho de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Sergipe”. O programa ressalta que o PDES foi preparado minuciosamente e de forma inédita, quanto as potencialidades de Sergipe. O estudo de 180 páginas foi iniciado em 2019 quando os técnicos da Fundação Dom Cabral vieram ao estado para identificar as potencialidades de cada região. O plano servirá de farol para planejar o futuro de Sergipe de forma sólida e sustentável nos próximos dez anos.

O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo destacou no programa, que o Plano de Desenvolvimento é um grande presente para os sergipanos; um instrumento importante para o crescimento do estado. “O grande desafio é tornar o Plano mais bem visto pela sociedade. O estudo não pode ficar somente no papel e nós estamos visitando os municípios para informar que Sergipe tem um plano de desenvolvimento para o futuro, com um trabalho feito pela melhor escola de economia do Brasil. Os técnicos da Fundação Dom Cabral vieram aqui e ouviram todas as classes para saber o que precisa ser feito para desenvolver nosso estado. Agora temos um direcionamento a ser tomado, com a preocupação com o futuro da nossa economia”, disse o presidente Luciano Bispo lembrando que Sergipe tem uma potencialidade imensa.

O coordenador do PDES, Marcelo Barberino também foi entrevistado e informou que o estudo nasceu de uma conversa entre empresários e o presidente Luciano Bispo. “Fomos procurados pelo diretor-geral da Casa, Roberto Bispo para que garimpássemos esses dados; identificamos que precisávamos fazer um diagnóstico e criar um termo de referência para dar um norte”, explica Marcelo Barberino acrescentando que os técnicos da Fundação Dom Cabral colheram documentos e entrevistaram dezenas de pessoas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de empresários, sindicalistas e representantes de instituições financeiras.

O programa também exibiu uma reportagem do jornalista Thiago Aragão. Entre os entrevistados, o  representante da Fundação Dom Cabral, Francisco Salomão de Araújo Sousa,  afirmou que o PDES funciona como um farol que busca iluminar um ideal para o futuro. “Na medida em que isso se coloca, serve como um referencial para que várias políticas públicas possam estar convergindo para esse ideal de desenvolvimento”, destacou.

Reprises

As reprises iniciam nesta terça-feira, 18 e prosseguem até o dia 20. No dia 19, o Programa Além da Pauta reprisa o tema: “O papel do Estado e a importância do planejamento para o desenvolvimento econômico”. O gestor público estadual Guilherme Maia Rebouças, coordenador do Plano Sergipe 2050, foi entrevistado. Ele informou que em fevereiro de 2020, foi instalado um comitê para discutir o desenvolvimento dos trabalhos. “Nós tivemos uma pequena parada, com o advento da pandemia e ficamos fazendo avaliações técnicas de como conduzir as ações tendo lançado o programa Avança Sergipe, mostrando de que maneira o Governo do Estado poderá retomar a economia, com um olhar à frente, procurando uma metodologia que nos ampare fazendo com que Sergipe seja uma terra ainda melhor”, observa.

Também houve a participação do economista Ricardo Lacerda, assessor da Casa Civil. Ele falou sobre a importância de planejar o desenvolvimento econômico de Sergipe. “O planejamento é uma ferramenta moderna para a gente organizar a ação humana e essa organização é fundamental tanto na vida privada, na vida familiar e mais complexo no estado e na nação porque são mais ações que precisam ser planejadas. O setor privado tem uma gestão mais enxuta e com respostas mais rápidas, mas não tem a capacidade de antecipar-se às demandas futuras. Essas bases têm que ser colocadas pelo setor público”, entende.

No próximo dia 20 de janeiro, será reprisado o Além da Pauta que destaca o tema: “A participação dos municípios e do terceiro setor no desenvolvimento de Sergipe”, enfatizando os fóruns itinerantes que a Assembleia Legislativa realizou ano passado, iniciando pelo município de Nossa Senhora do Socorro, passando por Itabaiana, Estância e outras cidades, visando ajudar cada região a identificar as suas potencialidades e como alavancar cada uma delas.

Um dos entrevistados é Joaquim Ferreira, presidente do Núcleo de Desenvolvimento de Sergipe. “Ao longo de alguns anos Sergipe ficou sem uma diretriz de desenvolvimento e nessa linha a gente fica muito feliz em ver a Assembleia Legislativa conduzindo um Plano de Desenvolvimento, pensando o estado para os próximos anos”, afirma. 

As reprises podem ser acompanhadas a partir das  14h30 na TV Alese, canal 5.2 e canal 348.2 SKY.

Foto: Joel Luiz

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo