Por Wênia Bandeira
O mês de agosto é utilizado, em todo o país, para falar sobre a Leishmaniose, que atinge animais de estimação e é causada por um parasita. A campanha Agosto Verde busca a prevenção e o tratamento correto.
A doença é causada por meio da picada do mosquito barbeiro e a prevenção pode ser realizada através da vacinação. O transmissor vive em locais sujos e úmidos, com muita sombra e matéria orgânica.
A Leishmaniose tem longo tempo de incubação e pode não manifestar sintomas nos pets, mas quando manifesta causa nos cães e gatos falhas na pelagem, espessamento do focinho e das patas, unhas com crescimento acelerado e até mesmo dificuldade na cicatrização de feridas.
Ela poder ser transmitida para seres humanos e causa febre, diarreia, dores no corpo, perda de peso, aumento do fígado e do baço, entre outros sintomas. Mas não existe a transmissão do animal para o humano, apenas o mosquito pode passar a doença.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os seis países que detêm 90% dos casos. As regiões Norte e Nordeste, além do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, apresentam a maior quantidade de casos.
Foto: Pixabay