“Agilizar a vacinação é importante, mas é preciso que o Governo do Estado adote ações articuladas”, afirma Kitty Lima

Por Assessoria Parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou na manhã desta quinta-feira, 18, o projeto de lei de autoria do Governo do Estado que autoriza a negociação do Poder Executivo para compra da vacina Sputnik V para o combate à Covid-19. A iniciativa que visa agilizar a imunização da população sergipana foi elogiada pela líder da oposição na Casa, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), que também reforçou a adoção e continuidade de ações conjuntas para pôr um fim definitivo à pandemia.

Durante as discussões acerca do projeto, Kitty reconheceu o importante passo dado pelo Governo do Estado nos esforços para imunizar os sergipanos o mais rápido possível. Porém, na opinião da deputada, entre a negociação e compra do imunizante até a aplicação em toda a população haverá uma lacuna muito grande que precisará da adoção de medidas por parte do governador Belivaldo Chagas para frear o número de contágios e mortes pelo vírus.

“Esse projeto é um passo importante no combate a Pandemia, felizmente o STF [Supremo Tribunal Federal] deu a oportunidade para que os governadores tivessem a autonomia de buscar as vacinas necessárias para contribuir com a imunização da população. Mas lembro que o combate a pandemia requer que as ações sejam rápidas e articuladas, não adianta comprar vacina e aplicar de forma demorada, assim como não adianta comprar vacina e ter medidas de restrição sem auxílio financeiro a quem é impactado. Todas essas ações juntas contribuem, e a falta de uma delas prejudica todo o combate. Por isso, voto sim pelo projeto e tendo fé que as vacinas serão a porta de saída para a pandemia”, colocou Kitty.

A parlamentar pediu ainda que Belivaldo Chagas dialogue com os setores que são diretamente impactados pelas medidas restritivas de combate à pandemia e com as categorias que estão mais suscetíveis ao vírus.

“Não podemos focar em apenas um lado da moeda, é preciso observar tudo que está diretamente afetado por essas medidas e criar mecanismos para que esse impacto seja o menor possível. São diversos setores que necessitam de uma atenção especial e que precisam ser ouvidos para evitar um colapso ainda maior em toda a sociedade, assim como algumas categorias profissionais que também necessitam ter suas pautas ouvidas pela gestão”, disse Kitty.

Foto: Divulgação Ascom