Em homenagem ao Dia Nacional dos Animais, comemorado nesta terça-feira, 14, em todo o Brasil, o deputado estadual Adelson Barreto Filho (PR) falou da importância de chamar a atenção da sociedade quanto aos casos de agressão e abandono de animais domésticos e a extinção da fauna do país.
Para o parlamentar, a situação dos animais é crítica e faltam políticas que incentive a adoção e que combata os maus tratos. “Sabemos que na nossa legislação maltratar animais é crime. Muitas pessoas ainda tem a cultura de abandonar, matar ou judiar, quando estes chegam a velhice. É preciso conscientizar a população da importância dos demais seres vivos no que diz respeito ao equilíbrio do nosso meio ambiente. Precisamos incentivar a adoção, que ainda é tímida. Sempre acompanhamos nos noticiários algum tipo de animal sendo maltratado, a exemplo do caso do jegue que foi arrastado até a morte”, destacou.
Sobre a fauna brasileira, Adelson lembrou de como a manutenção da sobrevivencia das espécies no país é falha. “Não temos uma fiscalização dura que iniba a violência contra os animais, nem leis eficazes que protejam a nossa fauna contra a extinção. O meio ambiente deve ser preservado. O Brasil precisa se desenvolver economicamente, mas mecanismos de preservação ambiental são necessários para este progresso”, alertou.
Sobre a data
O ‘Dia Nacional dos Animais’ tem a finalidade de conscientizar os brasileiros sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou silvestres. Além de pensar no posicionamento dos seres humanos perante o meio ambiente e a preservação dos diferentes biomas.
Para a legislação brasileira, como maus-tratos a animais, entende-se: bater, deixar sem alimentos, sem água e abrigo, deixar preso, não tratar das doenças e abandonar, entre outras formas de abuso. Já aos silvestres as proibições são sobre a caça e comercialização clandestina, destruição e perseguição de espécies.
Foto: Jadilson Simões
Por Assessoria Parlamentar