logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Acontece a 10ª edição do projeto Parlamentar Por Um Dia

A Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória, através da Assembleia Legislativa de Sergipe realiza a 10ª edição do projeto “Parlamentar Por Um Dia”. A ação consiste em quatro etapas principais: apresentação, eleição, aprendizado do trabalho legislativo e debate na sessão plenária como parlamentares por um dia, durante três dias, 23, 24 e 25 deste mês de outubro.

O objetivo do projeto Parlamentar por Um Dia é  possibilitar aos alunos do ensino médio de escolas públicas pertencentes aos municípios de Sergipe a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar no Poder Legislativo, onde os estudantes tomam posse e atuam como parlamentares, desde a vivência do dia a dia no parlamento, produzindo proposituras como Projetos de Lei, Resoluções, Indicações, Moções, entre outras propostas que possam vir a tornar- se leis estaduais.

De acordo com coordenador do projeto, o servidor da Escola do Legislativo, Humberto de Oliveira, explicou na terceira etapa, que foi realizada na manhã desta terça-feira (23), no gabinete da presidência da Alese, em um bate papo com o presidente e deputado estadual Luciano Bispo (MDB), com a presença dos parlamentares, Capitão Samuel (PSC), Gilmar Carvalho (PSC) e da deputada Goretti Reis (PSD) que o que se espera do projeto Parlamentar Por Um Dia é dar vez e voz aos estudantes reforçando o conceito de cidadania, com visão futurista.

Nesta edição, seis escolas do interior do estado foram selecionadas para participar do projeto. São alunos de Arauá, Aracaju, Ilha das Flores, Porto da Folha, Poço Verde e Capela.

Com entusiasmo, o presidente Luciano Bispo falou da importância do projeto para a Casa e para a sociedade, bem como da sua felicidade  em de poder  contribuir com os estudantes a partir da sua história/trajetória, de suas renúncias, lutas  e na confiança da boa política.

“Receber os estudantes nesses dias na Alese, sendo parlamentar  por um dia é motivo de satisfação. Tenho certeza  que eles irão sair daqui com outra impressão da vida pública, dos homens públicos e da própria Assembleia”, salientou Bispo.

A deputada Goretti Reis explicou que o projeto é fundamental, porque segundo ela, é a partir  do amadurecimento do jovem que se faz a política,  sua participação não apenas no momento de eleição, mas em todo contexto social. “Quem dera que em todas as sessões plenárias tivéssemos a participação dos jovens com ideias renovadas, oportunizando o conhecimento do que se passa em cada município. Essa participação e envolvimento faz com que eles vivenciem o papel do parlamentar, qual a atividade que desempenhamos nessa Casa, bem como a oportunidade ímpar de divulgar o trabalho do parlamento”, frisou.

Para o  estudante Cleyton Campos, aluno representando o município de Capela, a atuação política dentro do projeto é uma oportunidade única. “Representa a chance de apresentar uma proposta real ao parlamento, visando a aprovação do mesmo em prol do Estado de Sergipe”, justificou o representante do projeto.

 

Por Luciana Botto – Rede Alese

Fotos: Júnior Ventura

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo