Acompanhe a programação semanal da TV Alese

07/03/22

por Stephanie Macêdo/Alese

Acompanhe a Grade de Programação da TV Alese (Canal 5.2) e tenha informações sobre os debates em curso no Parlamento Estadual e Federal. Também, acompanhe importantes entrevistas, com temas do cotidiano e de interesse da sociedade, que são realizadas ao vivo durante todos os programas da TV Legislativa.

CONGRESSO EM PAUTA

Programação dos dias 8, 9 e 10 de março de 2022

Terça-feira, dia 08
Tema:  A busca ativa de alunos que deixaram a escola durante a pandemia, com base no que propõe o PL 3385/21, institui o Programa Emergencial de Aprendizagem dos Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio e de Acolhimento à Comunidade Escolar das Redes Públicas de Educação Básica (PEAA).

Quarta-feira, dia 09
Tema: PEC 168/2019, altera a redação do inciso VIII-A do artigo 93 da Constituição Federal, para permitir a permuta entre juízes de direito no âmbito de tribunais de justiça de diferentes unidades da federação.

Quinta-feira, dia 10
Tema: PEC Reforma Tributária (PEC 110/2019). Altera o Sistema Tributário Nacional e Estabelece reforma tributária, para extinguir tributos e criar o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).

ALÉM DA PAUTA

Tema Geral: Conquistas das Mulheres

Terça-feira, dia 08
‘As conquistas das mulheres na política nas últimas décadas’.
No dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Neste ano também se celebra a conquista do voto feminino, que completou 90 anos no mês de fevereiro.

Quarta-feira, dia 09
‘As leis de combate à violência contra a mulher’.
Em agosto de 2006, foi sancionada a Lei Maria de Penha, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em 2015, o crime de feminicídio passou a ser tipificado no código penal.

Quinta-feira, 10
‘A participação feminina na ciência, educação e economia’.
As transformações da sociedade e do trabalho levaram cada vez mais mulheres a se inserir em áreas antes ocupadas apenas pelos homens. Mas quais desafios ainda são enfrentados? A igualdade de gênero foi alcançada nesses espaços? Para responder a essas questões, o Além da Pauta receberá profissionais da área.

ELAS NO COMANDO

Terça-feira, dia 08
Elas no Comando comemora o Dia Internacional da Mulher’.

Retrospectiva de todo o último ano de programa sobre os temas abordados sobre e para mulheres.

Quarta-feira, dia 09
‘Procuradoria Especial da mulher da Alese completa quatro anos’.
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe comemorou no dia 26 de fevereiro, quatro anos de instalação. Implantado na gestão do deputado Luciano Bispo por meio da Resolução Nº 05/2018 de iniciativa da deputada Goretti Reis, que atua como procuradora, o setor atua como uma rede de proteção aos direitos das mulheres, principalmente no que se refere à violência e a discriminação.

Quinta-feira, dia 09
‘Os costumes e desafios da mulher cigana’.
Um cenário onde o preconceito e a discriminação convivem com a dificuldade para acessar até mesmo os direitos mais fundamentais, como a saúde e a educação, caracteriza o universo das mulheres ciganas no Brasil. Apesar das vestes as tornarem alvo fácil de preconceitos, as ciganas insistem em exibir, com orgulho, essa marca identitária. Quem é essa mulher cigana?

Acesso

Gostou? Acompanhe todos os programas veiculados  pela Tv Alese no Canal 5.2, ou ainda, pela SKY pelo canal 348.2. Se preferir, acompanhe ainda pela plataforma da Tv Alese no Youtube.