Academia Sergipana de Contadores de História apresenta à Kitty Lima programação para Semana Estadual dos Contadores de História

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) recebeu na última terça-feira, 23, em seu gabinete, a presidente da Academia Sergipana de Contadores de História, Claudia Stocker, que apresentou a programação da entidade para as comemorações em alusão à Semana Estadual dos Contadores de Histórias, que será celebrada entre os dias 15 e 21 de março, e instituída pela Lei n. 8.665/2020, de autoria da deputada Kitty Lima. Durante o encontro, a parlamentar recebeu ainda uma homenagem da entidade.

Para celebrar uma semana dedicada a estes profissionais, a Academia Sergipana de Contadores de História está preparando uma série de atividades online (em respeito às regras de distanciamento social recomendadas pelas autoridades sanitárias devido à pandemia pela Covid-19) para homenagear e enaltecer todos os contadores de história, sejam eles professores atuando nas salas de aula, pais e mães dentro de casa, ou aqueles que são contadores de história profissionais e que levam a arte de contar história pelos quatro cantos de Sergipe.

Incentivadora da arte e cultura e de todas as suas formas de manifestação, a deputada Kitty Lima se colocou à disposição da academia para promoção do evento e reforçou que a lei que instituiu a semana comemorativa é o merecido reconhecimento a esses profissionais que fazem mais que contar histórias, alimentam o lúdico de crianças e adultos.

“Os contadores de história são pessoas que possuem o dom da contação e que têm a sensibilidade no falar, no olhar e no interpretar de cada emoção da história contada, permitindo que seu público embarque nesse misto de emoções e desenvolva aspectos importantes do intelecto, do imaginário e, principalmente, do emocional. Será uma semana de muito aprendizado e de troca de experiências para enaltecer esses profissionais tão importantes”, comemora Kitty.

De acordo com Cláudia Stocker, o evento contará com uma série de atividades que acontecerão de forma online nas redes sociais da academia.

“Estamos preparando tudo com muito carinho porque sabemos a importância dessa data, a relevância que ela tem para nós contadores e queremos passar esse sentimento à toda sociedade”, explica Stocker, afirmando ainda que a aprovação da lei que instituiu a Semana Estadual dos Contadores de História foi uma conquista histórica para os profissionais que têm um papel bastante significativo dentro da sociedade.

“Essa lei veio para enaltece o nosso papel transformador na sociedade. A contação de histórias transforma vidas, e neste momento de pandemia pelo qual estamos atravessando, o contador de história esteve muito presente nas redes sociais levando histórias para todos os lugares, incentivando a arte, cultura, a leitura e alimentando o imaginário de todo o público, seja ele infantil ou adulto, e a iniciativa da deputada Kitty Lima foi muito importante nesse processo de reconhecimento”, pontua.

Neste ano a Academia Sergipana de Contadores de História celebra ainda a 10a edição do Encontro de Contadores de Histórias de Sergipe. O evento acontecerá entre os dias 12 e 13 de março e abrirá as comemorações da Semana Estadual dos Contadores de Histórias, e ao longo destes 10 anos o evento marcou a trajetória da Arte Narrativa em Sergipe, descobrindo talentos, compartilhando saberes, além de trazer importantes nomes da Contação de Histórias Nacional.

Homenagem

Na oportunidade, a deputada Kitty Lima foi homenageada pela Academia Sergipana de Contadores de História por sua contribuição à valorização da arte narrativa, um certificado que ratifica o trabalho desempenhado pela parlamentar para promoção de uma cultura mais rica em Sergipe.

“Não tenho palavras para expressar tamanha gratidão. Meu trabalho é genuíno, faço por amor e dedicação à tudo aquilo que acredito e receber uma homenagem dessa é a certeza de que estou seguindo pelo caminho certo. Muito obrigada a todos que fazem parte da Academia Sergipana de Contadores de História”, agradeceu Kitty.

O Encontro

O Encontro de Contadores de Histórias de Sergipe, promovido pela Academia Sergipana de Contadores de História, foi idealizado em 2009 tendo em vista a necessidade de reunir contadores e educadores de Sergipe e de outros Estados em torno de discussões a respeito da arte de contar histórias como elemento integrador entre o livro e a leitura, aprofundando o entendimento das histórias infantis, debatendo o valor literário, o significado simbólico e o impacto cultural das histórias na formação de leitores, além de disseminar esta milenar arte da oralidade.

Ao completar 10 anos, o encontro realizará uma retrospectiva desta linha do tempo, com um momento especial – O Tributo ao Contador de Histórias (18 de março), homenagens aqueles que ajudaram a construir e solidificar esta história, entre pessoas e empresas apoiadoras.