Por Assessoria Parlamentar
Números do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho revelam que o Brasil registra, a cada três horas e meia, uma morte por acidente de trabalho. Entre 2012 de 2018 foram contabilizados 17,2 mil falecimentos e 4,7 milhões de acidentes. Nesse período, foram gastos mais de R$ 82 bilhões com o pagamento de benefícios previdenciários aos acidentados. Em Sergipe, no mesmo período, foram computados mais de 16 mil acidentes.
No entender da deputada Maria Mendonça (PSDB), autora do Projeto de Lei 8.131/16, institui o movimento Abril Verde em Sergipe, os dados divulgados não refletem a realidade, considerando o alto número de pessoas que trabalham na informalidade e que, também, sofrem acidentes que nem sempre são computados. “Apesar das várias campanhas e das ações implementadas por inúmeras empresas, ainda, é um dado alarmante”, afirmou.
A deputada observou que, além das vidas que são ceifadas, muitas delas, prematuramente, os acidentes de trabalho representam um grande impacto para a estrutura do sistema público de saúde. “Isso significa um alto custo financeiro para os cofres públicos, sem contar com as consequências e prejuízos vivenciados pelos próprios trabalhadores, por suas familiares e por empregadores”, destacou Maria Mendonça, ressaltando a importância dos atores envolvidos construírem ambientes mais seguros e saudáveis para todos.