Por Kelly Monique Oliveira
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), através da Diretoria de Comunicação do órgão, apresenta nesta terça-feira, 03, a série “O Voto” que chegou ao seu 10º episódio. Na edição de hoje, está sendo exibida a conquista histórica do voto feminino no Brasil.
O novo episódio mostra que nem sempre a mulher teve direito de exercer sua cidadania, e que o voto feminino no Brasil foi conquistado apenas em 1932 e incorporado à Constituição de 1934, como facultativo. Contudo, somente o Código Eleitoral de 1965 equiparou o voto feminino ao dos homens. Apenas as mulheres casadas e com autorização do marido poderiam exercer essa garantia. Já as viúvas e solteiras só votariam se tivessem renda própria.
Antes mesmo de 1932, documentos históricos apontam que a professora Celina Guimarães foi a primeira eleitora brasileira. Segundo historiadores, Celina achou uma brecha na Lei da época e conseguiu votar, mas o seu direito a cidadania foi cancelado momentos mais tarde. A inscrição eleitoral de Celina repercutiu mundialmente, por se tratar não só da primeira eleitora do Brasil, como também da América Latina.
Só em 1946 o voto se tornou obrigatório para as mulheres e com as mesmas garantias dos homens.
Canais de Comunicação
Confira mais esse novo e interessante episódio da história do voto no Brasil através da TV Alese e pelos demais canais de comunicação oficial da Casa: Agência de Notícias, Youtube, Facebook e Instagram.
Foto: Freepik