A miscigenação de artes marca o Espaço Cultural da Alese

Várias vertentes da arte sob o olhar requintado de artistas sergipanos. Obras de escultura e pintura, música, teatro e literatura estão em cartaz em mais uma edição do Espaço Cultural Djenal Queiroz, no foyer da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), aberto na noite dessa quarta-feira, (17) e segue até o dia 13 de setembro de 2016.

Na literatura, o escritor Adolfo Sá, expôs seu livro – “Viva La Brasa” – lançado de forma independente. “O livro é a compilação de um blog que tenho há 10 anos, com textos cotidianos sobre música, histórias em quadrinho, cinema, cultura urbana, transformação da cidade”, resume.

O escritor revela que o convite da curadora Ilma Fontes é irrecusável. “Recebi o convite de Ilma e não tinha como negar. Sempre admirei o zelo dela para com a arte. Acho uma iniciativa muito boa de valorizar a arte sergipana independente do viés”, completa.

No tocante a escultura, o artista plástico autodidata Mestre Ará, selecionou suas garças brancas lapidadas em alumínio para expor sua sensibilidade na Alese. “Desde os 14 anos, trabalho com escultura. Há mais 40 anos nunca fiz outra coisa na vida. Escolho a matéria prima que é descartada no lixo. Reciclo metais, madeira, pedra, cerâmica e resina. O Espaço Cultural é uma porta para o mundo. Tive o privilégio de inaugurar esse espaço e vejo a evolução há quase 10 anos fluir. Sou feliz por isso, em ter essa oportunidade de interagir com outros artistas das mais variadas vertentes”, explica.

A fotógrafa Iza Foz, que vive em Sergipe há mais de 30 anos, teve seu trabalho unido à arte do Mestre Ará. “Ilma uniu nossas artes. As garças do Ará, sob o meu olhar da fotografia. Deu super certo. Eu fiquei encantada com o nosso trabalho exposto nesse espaço democrático”.

“Desde 1996 comecei com leitura em quadrinhos e faço pintura cubista. Adoro o abstrato. Essas pinturas figurativas aqui foram selecionadas pela Ilma Fontes, que as guarda com muito cuidado. Uma oportunidade única”, agradece o pintor Jamson Madureira.

Marca da arte

A curadora Ilma Fontes argumenta que Espaço Cultural da Alese é uma plataforma usada para diminuir a lacuna entre o poder legislativo e a comunidade. “A ponte é feita através da arte no projeto Espaço Cultural. A cada legislatura buscamos imprimir a imagem do presidente e a do atual, Garibalde, é a juventude, a popularidade e o prazer em valorizar a arte sergipana”, descreve.

Alese

O presidente da Alese, deputado estadual Garibalde Mendonça, fez questão de prestigiar a abertura do Espaço Cultural do mês de agosto e ressalta a função de sua gestão. “Este espaço foi criado quando eu era vice-presidente da Casa e uma nova fase nasceu. Valorizar a arte sergipana e os artistas não é apenas reconhecer e sim fazer justiça aos talentos que existem em Sergipe”.

“O nosso objetivo é sempre descobrir novos talentos e o Espaço Cultural abre espaço para isso. Essa é a nossa verdadeira intenção: valorizar e apoiar nossa cultura sergipana”, reitera Garibalde.

O diretor de comunicação da Alese, Ferreira Filho e o coordenador da TV Alese, Hugo Julião também apreciaram a abertura do evento e os presentes foram agraciados pelo som de qualidade da banda sergipana Cidadedormitório e pela esquete da Cia de Teatro da Alese.

Por Tíffany Tavares – Agência Alese de Notícias

Fotos: César de Oliveira